São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Novela tem 2 bilhões de espectadores

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Telenovela não é só paixão de brasileiro ou latino-americano. São 2 bilhões de telespectadores ao redor do mundo para cerca de 500 folhetins produzidos por ano.
Os dados serão apresentados em Cannes (França), no Telenovela Screenings, evento paralelo ao Mipcom (Mercado Internacional de Comercialização de Programas de TV, de 17 a 21/10), segundo o site Tela Viva News.
Haverá apresentação de novelas das principais produtoras do planeta, entre eles a brasileira Globo, a espanhola Tepuy, as venezuelanas Venevisión e RCTV, as mexicanas Azteca e Televisa, as argentinas Telefe e Artear e as colombianas Caracol e RCN.
A Globo afirmou à Folha que levará seis títulos, número máximo permitido pelo festival. A direção da rede escolherá entre oito: "Celebridade", "Chocolate com Pimenta", "Senhora do Destino", "Da Cor do Pecado", "Sabor da Paixão", "Coração de Estudante", "Cabocla" e "Começar de Novo".
Essa é a primeira vez que o Mipcom cria um festival exclusivo para telenovelas, o que demonstra crescimento do mercado mundial. De acordo com a organização do evento, essa indústria movimenta por ano mais de US$ 130 milhões na Europa, EUA e Asia.
O Telenovela Screenings debaterá ainda as oportunidades de "cross media", ou seja, a migração de folhetins para internet e celular, e o faturamento com merchandising e licenciamento.


Texto Anterior: Cinema: "Negro e Argentino" estuda o racismo
Próximo Texto: "Reality show": "Projeto 48" mostra seu terceiro curta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.