São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Ana Ottoni/Folha Imagem
MEMORIAL Desde a morte do marido, o educador Paulo Freire, em 1997, Ana Maria Araújo Freire dedica-se a publicar e traduzir sua obra; agora, aos 72 anos, ela assina a biografia "Paulo Freire: Uma História de Vida", que será lançada em 1 de agosto, na Flip

Famigerado
No ano em que o livro "Grande Sertão: Veredas", obra mais famosa de Guimarães Rosa, completa 50 anos, os herdeiros do escritor vão permitir o download do livro de graça na internet. Os internautas poderão baixar a íntegra da obra no site da editora Nova Fronteira e no do Ministério da Cultura. O anúncio foi feito por Eduardo Tess, neto da segunda mulher do escritor, no Inverno Cultural de São João del Rei (MG).

TERCEIRA MARGEM
E o restante da obra do escritor? "Tenho vontade de fazer o mesmo com "Sagarana". Mas o único livro sobre o qual tenho direito integral é "Grande Sertão". Dos outros, tenho apenas um terço. E o restante da família não gosta muito da idéia", diz Tess.

BINA 1
Pânico no alto escalão: o Ministério Público de SP descobriu um site que divulgava dados residenciais de autoridades, como telefone, endereço, mapa e foto de satélite da casa. Na lista dos "espionados", o ex-prefeito José Serra, o procurador-geral de Justiça de SP, Rodrigo Pinho, o secretário da Segurança, Saulo de Abreu Filho, além de juízes, deputados e promotores.

BINA 2
Uma liminar garantiu a retirada de dados pessoais de paulistas do site (www.telelistas.com.br). Mas a Promotoria do Consumidor continua intrigada, e abriu investigação para descobrir quem forneceu ao site números de telefones que, a pedido dos clientes, nem a Telefonica divulga. "Em tempos de PCC, são dados ainda mais perigosos", diz o promotor João Lopes Guimarães Junior.

 

A Telelistas diz que prestará os esclarecimentos necessários à Promotoria.

BOTERO EM SP
As obras do pintor Fernando Botero aportarão na cidade no ano que vem. Será a exposição de abertura de 2007 do Memorial da América Latina.

BOSSA
O shopping Morumbi ganhará uma ala exclusiva para grifes cariocas.

PARA SEMPRE
Vai se chamar Centro Cultural Gianfrancesco Guarnieri a nova sede do Cuca, o Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE. O espaço será construído na rua Vergueiro.

GRINALDA
O estilista Rogério Figueiredo assina o vestido de Débora Oliveira, que se casa com o empresário Edsá Sampaio no próximo sábado.

POPULAR
E Rogério aderiu ao "Shop Tour": anunciou a liquidação de seu ateliê (camisas de R$ 800 por R$ 200) no programa. "A liquidação acaba hoje, mas não sobrou quase nada", diz.

CONFEITARIA 1
Sumiço no MuBE: a escultura "Ossos do Barão", da mostra "Maison Chocolatier", desapareceu do museu logo na abertura, na sexta. A peça era composta por 250 chocolates em formato de pênis. Mas o mistério já foi esclarecido: Bia Black, que assina a escultura, assistiu ao "desaparecimento": "As pessoas pegavam um pedaço e saiam comendo. Não avisei à segurança porque aquilo era parte da interatividade da arte contemporânea".

CONFEITARIA 2
A curadoria da mostra instalou uma placa no museu para alertar o público que, embora sejam de chocolate, as esculturas não são comestíveis. Algumas obras, diz a organização, contêm tecido, argila, arame e outros materiais.

DOIS NA TELA
O cineasta Walter Carvalho e o ator Antonio Nóbrega programam um longa-metragem juntos. Planejam transformar em filme a peça "Brincante", de Nóbrega.

CURTO-CIRCUITO

O CINEASTA ANSELMO DUARTE participa de debate sobre suas obras, hoje, a partir das 20h, no Centro Cultural São Paulo.
A GALERIA POP, em Pinheiros, faz mostra com pôsteres do artista plástico polonês Wiktor Sadowski até 26 de agosto.
A MOSTRA "PULSÕES - PROJEÇÕES" fica em cartaz de hoje a 31 de julho, no Istituto Europeo di Design, em Higienópolis.
A CASA DO SABER lança, hoje, às 19h, a coletânea "Os Pensadores, Um Curso", organizada por Mario Vitor Santos.
O MÚSICO WILSON SIDERAL se apresenta hoje, na boate Disco, na rua Professor Atílio Innocenti, 160, na Vila Olímpia.
JOHNNY LUXO, MAUMAU E ALEX S fazem discotecagem na festa Nation - 18 Anos, na noite de hoje, na galeria América.
ARIEL FINGUERMAN E JOSÉ ARBEX debatem sobre o tema "Perspectivas de Paz no Oriente Médio", na livraria Cultura do shopping Villa-Lobos, hoje, a partir das 19h30.
ANTONIO PETICOV, GUSTAVO ROSA, e outros artistas abrem hoje a 2 Semana de Arte Barra do Una-Panamericana.
A ATRIZ BEATRIZ SEGALL fará festa para comemorar seu aniversário de 80 anos, na sexta, na casa de Raquel Arnaud.


Texto Anterior: Milionário abre sua coleção a convidados
Próximo Texto: João Pereira Coutinho: Ainda o sangue da Espanha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.