São Paulo, sábado, 26 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Jornalista da Al Jazeera estréia boletim no Brasil

"A Notícia com Riz Khan" começa hoje no canal pago BandNews, com legendas "Quero dar ao público brasileiro um ponto de vista melhor do que acontece no Oriente Médio", diz iemenita de origem paquistanesa

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ele já veio a São Paulo, mas diz não ser especialista em assuntos sobre o Brasil. Tem amigos brasileiros, mas não fala português. Adora o jiu-jítsu à brasileira, mas nunca ouviu falar de capoeira. Iemenita de origem paquistanesa radicado no Reino Unido, Riz Khan, 46, principal âncora da TV Al Jazeera em inglês e, segundo a emissora, "um dos mais respeitados e conhecidos jornalistas dos EUA", estréia hoje como comentarista no canal pago BandNews num formato inusitado: o de correspondente estrangeiro com legendas. De Washington, onde vive hoje, explicou por telefone à Folha a contradição. "Gostaria de poder falar a língua, tenho muito amigos tanto do Brasil quanto de Portugal", diz Khan. "Mas o mundo hoje é globalizado, e dizer que só quem fala aquela língua pode expressar um ponto de vista ou pode aparecer na TV é se limitar muito." Na BandNews, diz Khan, os comentários vão enfocar sempre assuntos e fatos mundiais que interessem direta ou indiretamente ao Brasil. "Quero dar ao público brasileiro um ponto de vista melhor do que acontece no Oriente Médio, sob perspectivas diferentes", diz o apresentador, que por aqui, por razões da tradução, não terá entradas ao vivo. Segundo a BandNews, "A Notícia com Riz Khan" terá uma edição semanal, exibida até quatro vezes, em horários alternados. O boletim é parte do acordo fechado no ano passado entre o canal brasileiro e a TV Al Jazeera em inglês, que prevê troca de reportagens. Depois de passar pela rede britânica BBC e pela emissora americana CNN, Khan teve um talk-show em que se diz orgulhoso de ter entrevistado personalidades como os ex-presidentes Jimmy Carter e Bill Clinton, o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, o dalai lama, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e o general paquistanês Pervez Musharraf, logo após o golpe de Estado de 1999.

A NOTÍCIA COM RIZ KHAN
Onde: BandNews
Quando: estréia hoje, às 10h10
Classificação indicativa: não informada pelo canal



Texto Anterior: Multimídia: Mostra no Itaú Cultural dá aos VJs o papel de protagonistas
Próximo Texto: Laertevisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.