São Paulo, domingo, 26 de julho de 2009

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Musical é último DVD de coleção

"Sete Noivas para Sete Irmãos", de 1954, chega às bancas no próximo domingo

Filme, que encerra Coleção Folha Grandes Clássicos do Cinema, foi um sucesso de bilheteria, apesar de seu orçamento modesto

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1953, quando a MGM deu partida à pré-produção de "Sete Noivas para Sete Irmãos", o projeto era considerado uma espécie de "primo pobre" entre os musicais do estúdio. Todas as atenções estavam concentradas em "A Lenda dos Beijos Perdidos" ("Brigadoon"), esse sim um projeto de pedigree, por reunir as duas maiores estrelas do gênero na época (o produtor Arthur Freed e o diretor Vincente Minnelli).
"Sete Noivas para Sete Irmãos", porém, fez muito mais sucesso de público e até hoje é lembrado como um clássico, enquanto o filme de Minnelli costuma ser citado como um de seus trabalhos menores.
Último volume da Coleção Folha Clássicos do Cinema, disponível a partir de 2 de agosto, "Sete Noivas para Sete Irmãos" consumiu US$ 2,5 milhões, mais ou menos a metade do que um musical custava na época. Para desespero do diretor Stanley Donen ("Cantando na Chuva"), os chefões MGM promoveram cortes sistemáticos no orçamento, demonstrando que não confiavam muito na ideia do produtor Jack Cummings: transformar em um musical o conto "The Sobbin" Women", de Stephen Vincent Benet. Este, por sua vez, era uma transposição da lenda do rapto das Sabinas para o Estado de Oregon, no século 19. As canções, inéditas, foram compostas por Gene de Paul e Johnny Mercer.
A produção foi bastante complicada. Cada "take" era filmado duas vezes -um com uma câmera tradicional, o outro com uma cinemascope. Donen queria utilizar locações reais, mas a MGM não permitiu a extravagância. Todos os cenários, inclusive para as cenas ao ar livre, foram construídos em estúdio. O fato rendeu uma história célebre: procurando dar mais autenticidade à cena, Donen pediu para soltar alguns pássaros no estúdio. Resultado: no número musical "Wonderful, Wonderful Day", um olhar atento pode ver um pobre passarinho que se esborracha ao fundo, no telão que reproduz uma montanha.
Um dos elementos que ajudaram a tornar "Sete Noivas para Sete Irmãos" tão popular foi a coreografia de Michael Kidd, vigorosa e atlética. Muitos dos atores do filme, aliás, não eram bailarinos, mas acrobatas. O número musical mais inspirado é aquele em que os irmãos solteiros tentam conquistar suas pretendentes em uma festa promovida por um fazendeiro local, em que um celeiro de madeira é erguido (e destruído). O elenco tem como maior curiosidade as presenças de Howard Keel, que mais tarde faria imenso sucesso como o magnata da série "Dallas", e Julie Newmar, a mulher-gato do seriado "Batman".


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