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Musical é último DVD de coleção
"Sete Noivas para Sete Irmãos", de 1954,
chega às bancas no próximo domingo
Filme, que encerra Coleção
Folha Grandes Clássicos do
Cinema, foi um sucesso de
bilheteria, apesar de seu
orçamento modesto
DA REPORTAGEM LOCAL
Em 1953, quando a MGM
deu partida à pré-produção de
"Sete Noivas para Sete Irmãos", o projeto era considerado uma espécie de "primo pobre" entre os musicais do estúdio. Todas as atenções estavam
concentradas em "A Lenda dos
Beijos Perdidos" ("Brigadoon"), esse sim um projeto de
pedigree, por reunir as duas
maiores estrelas do gênero na
época (o produtor Arthur
Freed e o diretor Vincente
Minnelli).
"Sete Noivas para Sete Irmãos", porém, fez muito mais
sucesso de público e até hoje é
lembrado como um clássico,
enquanto o filme de Minnelli
costuma ser citado como um de
seus trabalhos menores.
Último volume da Coleção
Folha Clássicos do Cinema,
disponível a partir de 2 de agosto, "Sete Noivas para Sete Irmãos" consumiu US$ 2,5 milhões, mais ou menos a metade
do que um musical custava na
época. Para desespero do diretor Stanley Donen ("Cantando
na Chuva"), os chefões MGM
promoveram cortes sistemáticos no orçamento, demonstrando que não confiavam muito na ideia do produtor Jack Cummings: transformar em
um musical o conto "The Sobbin" Women", de Stephen Vincent Benet. Este, por sua vez,
era uma transposição da lenda
do rapto das Sabinas para o Estado de Oregon, no século 19.
As canções, inéditas, foram
compostas por Gene de Paul e
Johnny Mercer.
A produção foi bastante complicada. Cada "take" era filmado duas vezes -um com uma
câmera tradicional, o outro
com uma cinemascope. Donen
queria utilizar locações reais,
mas a MGM não permitiu a extravagância. Todos os cenários,
inclusive para as cenas ao ar livre, foram construídos em estúdio. O fato rendeu uma história célebre: procurando dar
mais autenticidade à cena, Donen pediu para soltar alguns
pássaros no estúdio. Resultado:
no número musical "Wonderful, Wonderful Day", um olhar
atento pode ver um pobre passarinho que se esborracha ao
fundo, no telão que reproduz
uma montanha.
Um dos elementos que ajudaram a tornar "Sete Noivas
para Sete Irmãos" tão popular
foi a coreografia de Michael
Kidd, vigorosa e atlética. Muitos dos atores do filme, aliás,
não eram bailarinos, mas acrobatas. O número musical mais
inspirado é aquele em que os irmãos solteiros tentam conquistar suas pretendentes em uma
festa promovida por um fazendeiro local, em que um celeiro
de madeira é erguido (e destruído). O elenco tem como
maior curiosidade as presenças
de Howard Keel, que mais tarde faria imenso sucesso como o
magnata da série "Dallas", e Julie Newmar, a mulher-gato do
seriado "Batman".
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