São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV Cultura decide fazer festival de música

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Cultura planeja promover no ano que vem um festival de música popular. A emissora encomendou um projeto ao produtor Solano Ribeiro, que em 1965 realizou, na Excelsior, o primeiro evento do gênero, vencido por Elis Regina, com "Arrastão".
"Há uma decisão de fazer o festival, para dar espaço à música, mas há ainda uma questão fundamental, que são os recursos", diz Marcos Mendonça, presidente da Cultura. Segundo ele, os custos serão bancados por patrocinadores privados. "A gente vai fazer agora uma prospecção de mercado. Acho muito viável", diz.
De acordo com Solano Ribeiro (que também coordenou o último festival da TV, na Globo, em 2000, que foi um fiasco artístico), as inscrições para o festival da Cultura devem começar ainda neste ano. A idéia é que o evento vá ao ar, durante dois meses, a partir de maio. Serão um programa com a história dos festivais, quatro eliminatórias, duas semifinais e uma final.
Todas as etapas serão realizadas em São Paulo. A idéia da Cultura é realizar um evento bem mais modesto do que os da Globo _o festival de 2000 custou R$ 20 milhões, mas deu lucro à emissora.
Ribeiro quer inovar. Planeja uma competição paralela de videoclipes gravados pelos 12 finalistas. "Vamos dar uma atualizada na linguagem", diz. Ele promete abertura a todos os gêneros, inclusive rap. "Mas o que vai determinar é a qualidade da música."

OUTRO CANAL

Forno 1
Saíram os primeiros dados de audiência da Olimpíada de Atenas, compilados pela Globosat (que distribui os canais SporTV 1, SporTV 2, SporTV + e SporTV Brasil) a partir de relatório do Ibope, que engloba apenas os três primeiros dias de transmissões.

Forno 2
Segundo a Globosat, nos três primeiros dias de Jogos, os quatro canais SporTV foram sintonizados por 4,6 milhões de telespectadores. Em junho, levaram 15 dias para atingir essa cobertura. A audiência dos SporTV triplicou. No ranking dos canais pagos, o SporTV 1 e 2 lideram, seguidos pelo Cartoon (tradicional líder) e pela ESPN Brasil (que também transmite os Jogos).

Vem aí
O SBT está fechando com a Fox a compra do formato do "reality show" "Married by America", exibido nos EUA. Vai fazer uma versão brasileira, prevista para ir ao ar no início de 2005. No formato original, competem cinco solteiros. Seus familiares escolhem, entre cinco candidatos(as) a namorados(as) deles, qual consideram melhor. Formados os casais, o público vota no "mais perfeito". O vencedor só conhece o par numa viagem.

Acréscimo
A Net Brasil (que negocia canais para a Net e a Sky) fechou acordo com a HBO para a distribuição dos canais E!, A&E Mundo e The History Channel. Ainda não há previsão de quando a Net e Sky passarão a oferecer esses canais a seus assinantes.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Atenas 2004! O Bimba devia usar Viagra!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.