São Paulo, sexta-feira, 26 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Warner admite que exibiu série censurada

Divulgação/TV Globo
PORCELANA Daniele Suzuki em gravação da próxima novela das sete, "Bang Bang", em Campinas (SP); ela interpreta Yoko Bell, "menina" da "empresária da noite" Vegas Locomotiv (Giulia Gam)

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Um dos canais pagos mais vistos no Brasil, o Warner Channel resolveu admitir que exibiu na América Latina versão censurada de uma série lésbica porque temia rejeição do público heterossexual.
Em julho, o canal, tradicional de séries mais "leves", programou a picante "The L Word" aos domingos, às 23h _normalmente, conteúdo erótico na TV paga só entra depois da 0h. Mas exibiu uma "versão básica", sem as cenas de sexo (como uma que mostrava duas protagonistas fazendo sexo oral e tendo orgasmo) e com dublagem em inglês sobre o inglês original de palavrões ("fuck", por exemplo, virou "fugde").
Os cortes irritaram as fãs brasileiras, que bombardearam o canal com mensagens. Há duas semanas, o Warner passou a exibir, no sexto episódio, a "versão sem censura", nas palavras de Wilma Maciel, diretora de programação.
Maciel afirma que comprou a "versão básica" da MGM, que fez as alterações sobre o original do canal americano Showtime. Diz que optou pela versão com cortes porque "temia reação negativa" da "conservadora" América Latina. E, por ser um canal básico, tem uma "política de censura mais rigorosa que canais premium [como HBO]. "A gente tinha que fazer um teste para poder investir nesse tipo de programação. Vamos ter mais séries polêmicas. O público, não só o GLS, está adorando ‘The L Word’. Nossa audiência cresceu 30%", diz.

OUTRO CANAL

Mercosul 1 "La Noche del Diez", programa do ex-craque Maradona que vem liderando a audiência nas noites de segunda na Argentina, vai ser exibido regularmente no Brasil. O canal pago SporTV, que mostrou a edição de estréia, dia 15, que teve Pelé, comprou o direito de exibição de mais 12 programas.

Mercosul 2 A atração será apresentada na íntegra com legendas sempre às sextas, às 23h30 (hoje, entra a segunda edição). Às segundas, o "Bem, Amigos" continuará mostrando flashes ao vivo diretamente do Canal Trece, em Buenos Aires. Maradona anunciou que entrevistará na próxima segunda o francês Zidane, do Real Madrid.

Sofá O programa que Adriane Galisteu apresentará às quartas (22h30), já a partir da próxima, no SBT, terá a "cara dela", promete-se. Ou seja, não haverá quadros que ela detestava, como jogos com telespectadores. Será ao vivo e continuará se chamando "Charme".

Martelo A partir de segunda, o "SBT Brasil" será precedido pela novela adolescente mexicana "Rebelde", que vem subindo no Ibope (sete pontos). "Rebelde" entrará às 18h30, depois de "Chaves" (18h).

Poço Anteontem, o telejornal de Ana Paula Padrão deu 6,4 pontos, sua pior média. Entrou no ar com 4. O "Programa do Ratinho", exibido antes, chegou a ficar atrás até da Gazeta, em alguns minutos.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Socorro! O Buratti é mais embaixo!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.