São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MySpace na estrada

Com 1,5 milhão de usuários registrados no Brasil, dos quais 100 mil se consideram artistas, portal dá início a turnê no país com show da teen Mallu Magalhães

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Mallu Magalhães está prestes a completar 16 anos (nesta sexta) e a lançar seu primeiro álbum (em 15 de outubro). De janeiro para cá, passou de adolescente que gravava músicas em casa para cantora que chama para produzir seu álbum um cara como Mario Caldato Jr. (Beastie Boys). A internet impulsionou a carreira de Mal- lu e não por coincidência ela foi escolhida para iniciar o projeto MySpace Tour no Brasil. Criada nos EUA neste ano e tendo a disputada dupla francesa Justice como protagonista, a MySpace Tour tem como objetivo principal "aproximar os fãs dos artistas que cresceram com a ajuda do site". Mas a iniciativa é, também, uma tentativa do portal -que hoje é de propriedade do magnata australiano Rupert Murdoch- de combater o crescimento de outras redes sociais na internet, como o Facebook. "A indústria do disco não tem mais o mesmo dinheiro para promover suas bandas. A economia mudou, e agora tanto as bandas quanto os empresários têm que assumir mais responsabilidades e fazer sua própria divulgação." Era assim que Chris DeWolfe, um dos criadores do MySpace, contextualizava à Folha, em junho de 2005, o papel do portal que criara perante a nova ordem da música. Nos cinco anos em que está no ar, o MySpace alavancou a popularidade de gente como Lily Allen e Arctic Monkeys. No Brasil, a adolescente Mallu Magalhães (www.myspace.com/mallumagalhaes) é o principal exemplo. "A internet é o meio mais livre para poder divulgar arte, então ela acaba afetando a minha produção em cheio. É um lugar onde consigo mostrar as músicas novas e receber uma resposta rápida do público, funciona como um teste mesmo. As pessoas comentam, dão toques que às vezes eu não teria percebido", diz a cantora. Mallu faz o primeiro dos três shows da turnê amanhã, no Studio SP, em São Paulo -os próximos shows, em outras cidades, serão definidos até a semana que vem. O MySpace foi criado por Chris DeWolfe e Tom Anderson para servir como local de comunicação entre artistas e fãs (os primeiros, colocam suas músicas para serem ouvidas; os últimos, trocam informações com os ídolos e conhecem novos artistas). O site agora pretende investir no viés de comunidade social. "Muita gente passou a se encontrar no MySpace, e a função de rede social ganhou corpo", afirma Hary Oliveira, 30, diretor de marketing do portal no Brasil. (O MySpace, aliás, bem que poderia aproveitar o momento para mudar o design poluído e combater a lentidão de suas páginas...) Até o final de setembro, será inaugurado o MySpace Music, parceria com as gravadoras Sony, Warner e Universal. Pela sua página no site, o artista poderá vender músicas, ingressos de shows, merchandising etc. No restante do mundo, a previsão de estréia é início de 2009. Segundo Oliveira, o MySpace possui um milhão e meio de usuários registrados no Brasil. Desses, 100 mil são artistas.

MYSPACE TOUR - MALLU MAGALHÃES
Quando: amanhã, às 22h
Onde: Studio SP (r. Augusta, 591, SP; tel. 0/xx/11/3129-7040)
Quanto: entrada gratuita (interessados devem se cadastrar no MySpace; veja como fazer em http:// br.myspace.com/musictourbr)



Texto Anterior: Artes plásticas: Abertas inscrições para prêmio da CNI
Próximo Texto: Televisão / Quadrinhos: Série vê evolução das HQs no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.