São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Original de 1984 tinha "bullying" violento

Ralph Macchio fazia um Karate Kid magrelo que apanhava sem parar

Colegas atrizes se deram bem na carreira, enquanto protagonista só consegue fazer papéis menores na TV

IVAN FINOTTI
DE SÃO PAULO

No ambiente escolar, o bullying sempre foi associado àquele aluno valentão infernizando a vida do colega mais fraco. Já no ambiente cinematográfico, desde 1984 "bullying" significa espancar Ralph Macchio.
Rapaz, e como ele apanhava! Era chute na cara, soco no estômago, cara na cerca, cara na areia, cara no tatame. Confira parte da pancadaria no YouTube (faça a pesquisa por "The Karate Kid (1984) Trailer").
No final ele ganhava, é claro: afinal, Daniel Larusso (nome do personagem) nada mais era que Rocky, o lutador, em versão teen.
Logo os sofredores da vida real (basicamente 100% da população adolescente) se identificaram com o coitado, seja nos EUA ou no Brasil.
Conta-se que em meados daquela década multiplicaram-se academias de caratê em São Paulo, mas os institutos de pesquisa, salvo engano, não se debruçaram sobre o fenômeno.

Colegas
O triste é que na vida real, Macchio continuou apanhando. Elizabeth Shue, sua parceira de namoro em "Karate Kid" (mas não nas sequências de 1986 e 1989), se tornou atriz respeitada após "Despedida em Las Vegas" (1995).
O mesmo aconteceu com a duplamente oscarizada Hilary Swank, que protagonizou uma inacreditável versão feminina da série em 1994 ("The Next Karate Kid").
Já Macchio, o que andou fazendo no resto dos 80, 90 e 2000? Fez "Karate Kid 2", "Karate Kid 3" e foi se apagando.
Seu últimos trabalhos são televisivos. Aparecer em 11 episódios na versão norte-americana de "Betty, a Feia", "Ugly Betty". Seu personagem lá se chamava Archie Rodriguez.
E, neste ano, atacou de "Law & Order". Parece que Macchio nunca conseguiu escapar desse tal do bullying.


Texto Anterior: Protagonista: Jaden estreou no cinema ao lado do pai
Próximo Texto: Filme "salvou" bilheteria do verão nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.