São Paulo, quarta-feira, 26 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Carol Quintanilha/Folha Imagem
BUQUÊ
Conhecido como pintor das rosas, Paulo von Poser expõe as flores em metal, além de desenhos e pinturas, na galeria Francine; todos os trabalhos foram feitos ao ar livre, como no Jardim Botânico e na praia do Arpoador, no Rio

Embrulho vermelho

A prefeita Marta Suplicy deve mandar em breve à Câmara um "pacotaço" para mudar a Lei Orgânica do Município. A parte mais polêmica é a que tenta resolver a aplicação de recursos da administração em educação -Marta até agora investiu 23% do orçamento, contra 30% exigidos pela lei.

Uma das idéias: reduzir o percentual mínimo para 25%, como está na Constituição. O impacto da medida seria tanto que ela está sendo abandonada. Em seu lugar surgiu a idéia de se acrescentar, como gastos, a distribuição de uniformes e o pagamento de transporte escolar.

Outra mudança vai permitir a cobrança do IPTU progressivo, em que os ricos pagam mais. Como está hoje, a lei permite contestações.

GARGANTA PROFUNDA 1
A briga entre Roberto Amaral, ex-presidente da Andrade Gutierrez, e seu sucessor, José Rubens Pereira, começa a respingar nos donos da empreiteira e em políticos como o ex-governador Orestes Quércia e o ex-prefeito Paulo Maluf. Em novo anúncio publicado na imprensa, "Roberto Amaral e família" anunciam missa de quinquagésimo dia em memória de José Rubens. Só que ele está vivo.

Diz o anúncio que estavam presentes à "missa" os donos da Andrade, Gabriel e Sérgio Andrade, que "lideraram, com fervor, o entoar de um salmo em louvor e solidariedade ao dr. Paulo Maluf e seu filho Flávio"; e "fizeram penitência pedindo perdão a Orestes Quércia".

GARGANTA PROFUNDA 2
A autoria do anúncio é creditada a Amaral pela cúpula da Andrade -que não se manifesta oficialmente. Amaral é considerado um dos mais influentes lobistas que o Brasil já teve. Fazia a ponte da Andrade com amigos como PC Farias, Jânio Quadros, Zélia Cardoso de Mello e Orestes Quércia.

GARGANTA PROFUNDA 3
Em julho, anúncio parecido dizia que "Roberto Amaral e família" comunicavam a "morte" de José Rubens, que teria deixado "patrimônio real considerável". Um executivo da Andrade diz que o ex-funcionário está chateado porque a empresa cortou seguranças de seus familiares. Amaral não assumiu a autoria da publicidade. Sua assessoria diz que ele está no exterior, incomunicável.

JUSTIÇA INFINITA
O presidente Fernando Henrique Cardoso recebe hoje, no Planalto, um de seus maiores críticos: Rubens Approbato, presidente da OAB, que sempre criticou o governo pelo excesso de medidas provisórias.

SAÍDA DE EMERGÊNCIA
O PPS de Ciro Gomes vai sofrer duas baixas estratégicas: Maurício Soares, prefeito de São Bernardo, e José Augusto, deputado estadual de Diadema, devem ir para o PSDB.

ESTALEIRO
A atriz Maria Fernanda Cândido internou-se no hospital Albert Einstein para retirada de cálculos renais.

Deve ficar fora do ar por alguns dias.

COFRE
Sinal dos tempos: o serviço de transportes da Daslu, que leva clientes de fora ao aeroporto ou ao hotel depois das compras, é feito por um carro blindado. É uma Pajero Full, da Mitsubishi.

PÃO-DE-LÓ
Um navio americano lotado de brasileiros socorreu anteontem, no mar Adriático, 90 albaneses em alto-mar. O capitão do Splendour of the Seas mandou água Evian, comida e analgésicos ao pequeno barco.

A operação durou duas horas. Ao final, os 1.700 passageiros -entre eles, Caio Blat e Ana Ariel, Fabiano Post e Vanessa Nunes, Marina e Patrícia de Sabrit, Maurício Eugênio e Marina de Almeida Prado- aplaudiram o capitão de pé. E seguiram, felizes, rumo à Grécia.

BABADO
A agência Namoro GLS está surgindo para dar uma força para a turma gay se encontrar. Para evitar o "golpe do baú", até a ficha policial é checada.

ACREDITE SE QUISER
Reynaldo Gianecchini será um moço abandonado no clipe de Rita Lee, de Carla Camurati.

CURTO-CIRCUITO

É hoje o coquetel de lançamento do livro "O Caminheiro", de Paulo Bomfim, na livraria Cultura do Conjunto Nacional.
As peças "Ir e Vir" e "Jogo", de Samuel Beckett, estréiam hoje no Centro Cultural Banco do Brasil. Estão no elenco Catarina Accioly, Dora Wainer e Miriam Virna, entre outros.
O artista plástico Henrique Bonifácio abre hoje exposição na galeria Portal.
O Zero arma amanhã show de lançamento do CD "Electro Acústico", no Blen Blen Brasil.
O Zimbo Trio se apresenta sexta-feira e sábado no Supremo Musical.
Com champanhe e doces, a Dior recebe amanhã e sexta-feira para o lançamento da coleção outono-inverno.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Com AUGUSTO PINHEIRO, NATASHA SZANIECKI NOVAK e FÁBIO ZANINI



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Da Rua - Fernando Bonassi: Cara o quê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.