São Paulo, quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Na janela
O governo Lula lançará em outubro uma megacampanha publicitária com o slogan "Mais Brasil para Mais Brasileiros". O orçamento total ainda não está definido, mas será "a maior já feita" no segundo mandato de Lula, de acordo com um assessor direto do presidente. Nela, o governo divulgará números favoráveis da economia e quadros com beneficiários de programas sociais. A campanha será veiculada em anúncios em TVs, rádios, jornais e internet.

CHEGA MAIS
Um dos alvos publicitários do governo é a classe média. Os anúncios tentarão convencer que ela também se beneficia dos programas sociais como o Bolsa Família, que fazem "a economia crescer".

MANDATO
Está decidido que três ministros farão parte do conselho da TV Pública que será lançada por Lula no próximo mês: Fernando Haddad (Educação), Gilberto Gil (Cultura), e Franklin Martins (Comunicação Social). O número de conselheiros pode chegar a 20. Eles devem ter mandatos de três anos.

AGENDA ZERO
Um mês depois de se licenciar do Senado para, entre outras coisas, dar palestras pelo país para divulgar a "bandeira do parlamentarismo", o ex-presidente Fernando Collor de Mello registra: ainda não realizou nem mesmo uma palestrinha. Ele apresentou um projeto no Senado para instituir o sistema no Brasil.

SENHOR ADVOGADO
Uma campanha pelo direito dos idosos, que a OAB-SP lança amanhã, ganhou ares de "legislação em causa própria" na entidade. Dos 200 mil advogados ativos no Estado, 40.615 têm mais de 60 anos -ou 20,3% do total. O número está bem acima do percentual de idosos na população brasileira, que é de 8,6%, segundo o IBGE.

ZEBRA NA SALA
"Tropa de Elite" representará o Brasil no Oscar? Parte da equipe do filme estava pessimista ontem. E temia que a comissão nomeada pelo Ministério da Cultura para indicar, hoje, o representante brasileiro no prêmio escolhesse outro título para a missão. "O receio é que cole o discurso de que filme violento não faz sucesso no Oscar", diz um dos que participaram do longa. Em enquete do UOL, "Tropa" registrava ontem 60% de votos dos internautas para ir ao Oscar, contra cerca de 10% de "O Ano Em que Meus Pais Saíram de Férias", o segundo entre 18 filmes inscritos para a disputa.

ESTRESSADOS
Foi conturbada a chegada de Grace Jones ao Brasil, no sábado. De cadeira de rodas, a cantora não queria ser fotografada pelo paparazzo de plantão no aeroporto, em Guarulhos. Um segurança que acompanhava a cantora tentou agredir o fotógrafo. "Sorte que um produtor me ajudou. Ou eu tinha apanhado mesmo", diz o fotógrafo Marcelo Liso.

BJÖRK, EU?
As pessoas que acompanharão a cantora Björk no Brasil -ela se apresenta em outubro, no Tim Festival - já estão tentando adivinhar quais pseudônimos ela vai adotar na visita.

 

A islandesa tem o hábito de se registrar com nome falso nos hotéis que visita, durante suas turnês, e costuma trocar o pseudônimo diariamente, para evitar o assédio.

POESIA
A Academia Paulista de Letras abriu inscrições para o 3º Concurso Prêmio Academia Paulista de Letras, dedicado à poesia. Os participantes devem ser nascidos em São Paulo ou residirem no Estado há mais de três anos e a obra concorrente deve ter sido publicada em 2007. O prêmio é de R$ 20 mil.

NOITE DO BARULHO
Na madrugada de sexta, moradores acordaram com o barulho de tiros nos Jardins, perto da rua Áustria. A polícia foi chamada, mas foi só um susto: a rajada de balas ouvidas veio do som de uma música funk que tocava em uma festa numa das casas da região. Não foi registrada queixa na delegacia.

IVETE SANGALO

Murillo Tinoco
Ivete Sangalo se protege da chuva ao chegar à festa, em SP


"Pessoas únicas"

Ivete Sangalo esteve em São Paulo na noite de segunda-feira, para comemorar o aniversário de seu contrato com um fabricante de tinturas. Assistiu a um show de Wilson Simoninha e à exibição de uma entrevista num telão em que ela dizia, entre outras coisas, que não entende de política e que o ex-senador Antônio Carlos Magalhães "é insubstituível". Já no carro, antes de ir para o aeroporto de Cumbica, a cantora falou à coluna.

 

FOLHA - O movimento "Cansei", que você apoiou, parece ter sumido da mídia. Você cansou do "Cansei"?
IVETE -
Aí é uma conclusão que você tira.

FOLHA - Quando você estrelou o "Cansei", críticos do movimento lembraram que, em 2001, você assinou um manifesto em favor do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, que renunciou por ter participado da violação do painel do Senado.
IVETE -
Eu? Não, não. Você está tentando botar palavras na minha boca. Não tenho nem conhecimento disso [a adesão de Ivete ao manifesto foi noticiada na época pela imprensa. Jesus Sangalo, irmão e empresário de Ivete, quer encerrar a entrevista]. Peraí, deixa ele fazer a pergunta dele, porque ele é repórter, é isso mesmo, é para fazer. Diga, meu amor.

FOLHA - Você disse, em um clipe exibido na festa de hoje, que ACM "é insubstituível".
IVETE -
Assim como você e eu. Nós somos pessoas únicas. Fazemos a nossa história, e aquilo ali vai ficar impregnado na história da humanidade. Isso é indiscutível. As pessoas podem levar adiante o seu trabalho, as suas idéias, a sua filosofia, mas a sua existência é única. Especialmente para os seres humanos realizadores como ele foi.

FOLHA - De volta ao "Cansei": o movimento continua?
IVETE -
Minha consciência não é política, é com a postura de cada um de nós. O sentimento de cansar das coisas tem que partir de cada um. Meu apelo é para que cada um providencie ter uma vida melhor socialmente, politicamente, economicamente. Isso não significa que [o movimento] seja ligado a nenhum tipo de governo, de unidade. É um sentimento de cada cidadão para com o seu país, o seu vizinho, o seu amigo, a sua família. Na minha cabeça, funciona dessa maneira.

CURTO-CIRCUITO

O JORNALISTA AMERICANO CARL BERNSTEIN fala sobre ética e política em palestra hoje, a partir das 9h30, no Morumbi.
MÁRCIO TOLEDO, presidente do Jockey Club, comemora aniversário hoje, às 21h, em sua casa, nos Jardins.
CARLOS AUGUSTO CALIL, secretário municipal da Cultura de SP, fala sobre política cultural, na Escola da Cidade, às 17h30.
A EMPRESÁRIA SIMONE KESTELMAN inaugura hoje o espaço SK Lounge, na rua Fradique Coutinho, na Vila Madalena, às 15h.
JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI faz palestra hoje, em Madrid, a convite do Clube de Roma, sobre exclusão social no ensino.
O INSTITUTO ABRACE começa a receber doações para distribuir kits com livros, CDs e gibis no Dia das Crianças.
SERÃO ANUNCIADOS hoje, durante brunch no InterContinental SP, os vencedores do concurso "Reciclar - O Fio da Meada".
COM SHOW DE TONI GARRIDO, a Azzaro faz festa hoje para comemorar 30 anos, no Jockey Club de São Paulo, às 21h.


com GUILHERME RAVACHE, DIÓGENES CAMPANHA e MATHEUS PICHONELLI

Texto Anterior: Em DVD, Elza desafia o público e os músicos
Próximo Texto: João Pereira Coutinho: Apologia de Buenos Aires
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.