São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Literatura

Programas destacam Machado de Assis

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como era de se esperar com o centenário da morte de Machado de Assis (1839-1908), uma série de especiais sobre o autor é prevista na programação deste mês. Neste domingo, véspera da comemoração, o SescTV exibe programas dedicados ao escritor.
A noite machadiana começa, às 19h30, com a estréia de "Tertúlia: Encontros da Literatura", com Lygia Fagundes Telles apresentando "Dom Casmurro". Segue, às 20h, a exibição do documentário "Mestres da Literatura - Machado de Assis, um Mestre na Periferia", que narra a trajetória do escritor até a Academia Brasileira de Letras e traz depoimentos de José Miguel Wisnik e Roberto Schwarz, entre outros.
Às 20h30, encerra a programação um episódio da série "Saberes", com o debate "Machado de Assis, Reflexos da Obra no Tempo", em que acadêmicos discutem a influência do escritor em sua época.
Em "Tertúlia", programa no qual um autor apresenta a obra de outro escritor, Telles narra a história do triângulo Bentinho, Capitu e Escobar e desvenda os truques de Machado para colocar o leitor na condição de juiz. "Não vista a toga", disse Paulo Emilio Sales Gomes a ela quando escreviam o roteiro de "Capitu", filmado por Paulo César Saraceni em 1968, conta Telles. (JULIANA LUGÃO)


CENTENÁRIO MACHADO DE ASSIS
Quando: no domingo, às 19h30
Onde: no SescTV
Classificação indicativa: livre



Texto Anterior: Tendências: O que já rolou na temporada
Próximo Texto: Crítica: Landis faz um "Tira da Pesada" subversivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.