São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2010

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Cantor criou site apenas para vender os próprios discos

DE SÃO PAULO

"Eu faço, literalmente, o que me dá na cabeça." Com esta frase, Oswaldo Montenegro explica suas canções, suas peças, seu filme "Léo e Bia" -que continua em cartaz- e, agora, até o modo de lançamento de seu CD.
O slogan de "Canções de Amor" é o seguinte: "Esse disco não estará à venda nas melhores casas do ramo".
Apesar de manter o lançamento do DVD com a Universal, o músico venderá o CD apenas numa loja virtual (www.tocadamusica.com) criada só para isso. "Em dois meses, já tive mais lucro do que em um ano com a Universal", diz.
A venda de CDs é, ainda assim, parte menor da renda do artista. Sua principal fonte de recursos são os shows.
Mas, para viver exclusivamente de arte, Montenegro faz também teatro, trilhas sonoras e já dirigiu muitos musicais. Nos anos 80, Cássia Eller e Zélia Duncan foram dirigidas por ele.
"Dirigi sei lá quantos jovens e aí você vê: os comportadinhos sumiram. Os que faziam alguma coisa que incomodava é que aconteceram", afirma, referindo-se às duas cantoras, mas pensando também em si.
"Quando comecei a gravar disco, o bom gosto vigente tinha definido que o bacana era cantar contido", conta o artista. "Eu entrei gritando. Odiaram. Com razão. Mas aí eu gritei ainda mais."
Montenegro diz ter aprendido, logo cedo na carreira, que sua arte só sobreviveria se fizesse o que lhe desse na telha. "Já fui chamado de gênio e de imbecil no mesmo jornal. A saúde mental está em saber que você não deve ser nem tão genial nem tão imbecil quanto um e outro acham." (APS)


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