São Paulo, sábado, 26 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV PAGA

"Missão: Marte" questiona o sentido da existência

CRÍTICO DA FOLHA

Uma das mais belas imagens produzidas pelo cinema recente é a de Tim Robbins, astronauta, vagando no espaço em "Missão: Marte" (hoje, HBO, 23h), de Brian de Palma.
O corpo está perfeitamente indefeso, e talvez por isso não transmite a idéia de força da presença humana no espaço. Diante dela somos mais tentados a perguntar quem somos, aonde nos leva a ciência, até que ponto a nossa presença no universo não é meramente circunstancial.
Em "Os Últimos Passos de um Homem" (hoje, Telecine Emotion, 18h), ao contrário, o que chama a atenção e se fixa na lembrança é o corpo de Sean Penn atado a um catre, imobilizado, como se toda sua energia devesse refluir para o interior do corpo mesmo, em vez de expandir-se: seu corpo está consagrado ao ritual da execução "indolor", e o filme de Tim Robbins parece pretender mostrar o quanto de dor existe nesse processo indolor da injeção letal.
Robbins preocupa-se com a cultura da morte nos EUA, com a maneira como ela é alimentada cuidadosamente. Não espanta que um tipo meio Doutor Fantástico tenha chegado à presidência do país ao ver seu filme (ainda que ele não seja nenhuma obra-prima). "Missão: Marte" indaga-se, um pouco à maneira do "2001" de Kubrick, sobre o sentido e o mistério da existência.
No domingo, vale dar atenção à estréia de "Shrek" (Telecine Premium, 19h30). As técnicas de computação deram vida nova a esse gênero (gênero ou prática?) que estava morrendo. Em certo momento, a animação parecia mimetizar o mundo real. Em "Shrek" isso não acontece, até porque é o mundo dos contos de fadas que é questionado.
Ainda no domingo: "True Lies" (Telecine Action, 14h10), de James Cameron, e um chinês simpático: "Banhos" (Telecine Emotion, 22h15). (INÁCIO ARAUJO)

TV ABERTA

Brown retoma rota surfista de "Endless Summer"

Endless Summer 2 - Alegrias de Verão
SBT, 14h15.   
(Endless Summer 2). EUA, 94, 109 min. Direção: Bruce Brown. Com R. Wingnut Weaver, Patrick O'Connell. Dois surfistas correm o mundo atrás de grandes ondas. Brown retoma a rota do primeiro "Endless Summer", de 1966. De surfista para surfista.

O Caçador Implacável
Rede TV!, 15h15.  
(Karate Raider). EUA, 95, 88 min. Direção: Ron Marchini. Com Ron Marchini, Joe Estevez. Lutador de caratê é contratado para resgatar uma jovem sequestrada por bandidos ferozes. Ele não tem medo de cara feia e, para libertar a moça, dispõe a dar um show de força bruta.

Expresso para o Inferno
Rede TV!, 18h.   
(Runaway Train). EUA, 85, 111 min. Direção: Andrei Konchalovsky. Com Jon Voight, Eric Roberts. Dois fugitivos de uma prisão buscam refúgio em um trem. Para desespero deles, o maquinista morre e o trem fica desgovernado, tendo como destino o sugestivo título em português.

Força Excessiva 2
Record, 22h30.  
(Excessive Force 2). EUA, 94, 87 min. Direção: Jonathan Winfrey. Com Stacie Randall, Dan Gauthier. Investigadora vai atrás do ex-parceiro e amante que, anos atrás, tentou matá-la. O rapaz agora tenta eliminar um informante da máfia que está ao lado dos policiais. Inédito.

Thunderbolt - Ação sobre Rodas
Globo, 23h.   
(Thunderbolt). Hong Kong, 95, 110 min. Direção: Gordon Chan. Com Jackie Chan, Anita Yuen. Com suas artes marciais, Jackie combate, aqui, matador infiltrado em meio de rachas automobilísticos (ilegais, mas neste gênero de filme o que não é ilegal?). Para os fãs do ator. Inédito.

Justiça de um Bravo
SBT, 23h45.   
(The Jack Bull). EUA, 99, 120 min. Direção: John Badham. Com John Cusak, John Goodman. Comerciante de cavalos processa judicialmente rancheiro que cobra pedágio de quem atravessar suas terras. Estamos no Velho Oeste e, claro, não espere grande coisa da Justiça. As vias tradicionais do gênero terão de ser acionadas. Inédito.

Arte da Sedução
Bandeirantes, 1h50.  
(Teach me). EUA, 97, 87 min. Direção: Gary Delfiner. Com Raasa Leela Shields, Greg Provance. Na "Sessão Privé" de hoje, temos a história de uma mulher reprimida que enfrenta problemas em seu casamento. Como tantas outras, ela decide "esquentar a relação" e procura ajuda em um endereço misterioso. No fim, tudo termina em sexo.

O Vôo da Morte
SBT, 1h55.  
(Disaster in the Sky). EUA, 77, 92 min. Direção: David Lowell Rich. Com Barbara Anderson, Bert Convy. Mecânico sabota avião que faz o vôo inaugural da ligação Paris/Nova York em velocidade supersônica. Filme catástrofe de Rich, artesão ativo nos telefilmes de outros tempos.

Antes do Amanhecer
Globo, 3h.   
(Before Sunrise). EUA, 95, 101 min. Direção: Richard Linklater. Com Ethan Hawke, Julie Delpy. Em viagem pela Europa, rapaz americano conhece garota francesa e a convence a passar em sua companhia as 14 horas que o separam de seu embarque de volta aos EUA. Tempo bastante, sustenta o filme, para ambos descobrirem o que é o amor.

O Grande Engano
SBT, 3h35.   
(The Big Fix). EUA, 78, 105 min. Direção: Jeremy Paul Kagan. Com Richard Dreyfuss, Susan Anspach. O detetive Moses Wine é convocado por um candidato a governador para achar um terrorista, ativo nos anos 60, com quem a imagem do político está sendo confundida. A busca termina por envolver Moses em intrincada trama política. Tem seus fãs entre comentaristas norte-americanos. Só para São Paulo.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! É amanhã! O Dia Nacional do Alívio!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.