São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Em busca de audiência, até canal infantil vai exibir filme

O cinema está em alta na TV paga. A partir de novembro, o canal Sony deixa de ser exclusivamente de séries e passa a exibir longas-metragens. Também no próximo mês, o Warner Channel, que já apresenta três filmes por semana, passará a transmitir três por dia.
A "devoção" ao cinema não pára por aí. No início de 2009, até o Animal Planet e o Discovery Kids terão longa-metragens. O Animal terá títulos em que animais são estrelas, como "King Kong" e "K-9". No Discovery Kids, os Backyardigans dividirão espaço com o porquinho Babe, o macaquinho George e o dinossauro Barney.
A opção por filmes têm uma explicação mercadológica.
Mais do que atrair público, filmes retêm telespectadores por períodos maiores do que seriados. No final das contas, isso pode ajudar determinado canal a subir algumas posições no ranking dos mais vistos. O TNT, que exibe filmes dublados e não inéditos, sempre foi um dos líderes da TV paga.
O Sony justifica a adesão ao cinema para "dar maior variedade à programação". Terá duas sessões semanais (terças, 20h, e sextas, 22h) sempre para filmes leves ou cômicos, não inéditos, como "As Branquelas", "Como se Fosse a Primeira Vez" e "Melhor É Impossível".
O Warner diz que vai passar filmes porque comprou ótimos títulos da Warner Bros., nenhum inédito. Entre os programados para novembro, estão "O Virgem de 40 Anos", "Van Helsing" e "Cassino".

O PERSEGUIDO
Luciana Whitaker/Folha Imagem
Ângelo Paes Leme, 34, vai aparecer assim, de barba por fazer, em "A Lei e a Ordem", seriado que a Record estréia em janeiro. Será Nando, um dos três protagonistas. "Nando é um homem simples, trabalhador, ex-paraquedista do Exército, vítima do desemprego", define. Mora na casa do sogro, que bebe e o humilha. "Numa dessas humilhações, Nando dá um tiro no sogro e foge", conta o ator. Passa a ser perseguido pelo cunhado, Romero, policial, e se refugia em um morro, onde se torna chefe do tráfico. "Ele é vítima das circunstâncias. Cai no crime para sobreviver, mas o tempo todo pensa em sair dali e viver com a mulher e a filha", defende.

BOLLYWOOD É AQUI

A Globo tentou contratar uma estrela de Bollywood, como é chamada a indústria cinematográfica indiana, para participar de sua próxima novela das oito, "Caminho das Índias". A língua, no entanto, era um obstáculo. Até que a emissora encontrou Bruna Abdalah (foto). Ela é brasileira e vive na Índia, onde faz algum sucesso -é VJ na TV e faz filmes bollywoodianos. Bruna participará dos primeiros capítulos da história de Glória Peres, como uma dançarina que se torna amiga da personagem de Betty Gofman.

AGORA VAI
O autor Aguinaldo Silva ("Duas Caras") trabalha atualmente no roteiro do filme "Roque Santeiro". A novela, de 1985, um dos maiores sucessos de todos os tempos, foi escrita por Silva e Dias Gomes. Prometido há alguns anos, o filme deve entrar em produção em 2009. "Tenho que apresentar um primeiro tratamento do roteiro até o final de dezembro", diz Aguinaldo, de férias da TV, mas não muito. Paralelamente, ele desenvolve um projeto de série, "Cinqüentinha", sobre mulheres com 50 anos.

"SIMPSONS" LIDERA

Exibido em agosto pelos canais Telecine, "Os Simpsons - O Filme" (foto) é o longa-metragem mais visto da TV paga neste ano (até setembro). Na transmissão dublada, pelo Telecine Pipoca, a animação foi vista em média por 283,1 mil pessoas por minuto. Sua estréia, no Telecine Premium, teve audiência média de 210 mil telespectadores em todo o país, segundo levantamento inédito obtido pela Folha, com dados do Ibope. A segunda maior audiência ocorreu em agosto, no canal TNT, com "Contra o Tempo", visto por 262,9 mil pessoas por minuto. "Dragão Vermelho" (TNT, janeiro) e "Golpe Baixo" (TNT, maio) completam o ranking dos longas mais vistos da TV paga.


Texto Anterior: José Simão: É hoje! Dia Nacional do Alívio!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.