São Paulo, segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

TV deixa de ser item mais importante entre os jovens

A TV, o eletrodoméstico de maior penetração no país, já não é considerado o item mais importante do dia a dia para a população jovem (de até 34 anos), segundo resultado de pesquisa feita pelo Ibope sobre hábitos de consumo de meios de comunicação.
Para a faixa etária de dez a 17 anos,o computador com acesso a internet é o aparelho mais relevante (com 82% no ranking de prioridade), seguido pela TV (65%) e telefone celular (60%). Dos 18 aos 24 nos, o líder do ranking passa a ser o telefone celular (78%), com computador ligado à rede (72%) e TV (69%) em sequência, o que tem pequenas diferenças em relação ao próximo grupo, dos 25 aos 34: celular (81%), TV (73%) e computador (65%). Na média geral da população, a TV fica na liderança da pesquisa, com77% de preferência.
Para Dora Câmara, diretora comercial do Ibope, os resultados também são explicados por um processo de convergência: quanto mais jovem a população, maior é a capacidade de acomodar os meios de comunicação de forma simultânea.
"Metade dos jovens de 12 a 19 anos costuma acessar a internet enquanto veem TV ou ouvem rádio", diz.
Apesar disso, 82% dos 800 entrevistados preferem consumir um meio de cada vez. Dora brinca que, apesar da evolução dos meios, "o homem ainda é versão 1.0", o que de certa forma explica essa preferência. "Estamos cada vez mais midiáticos, mas isso não significa que abandonaremos os meios mais antigos. Apenas incorporamos os novos em nossa rotina", diz Dora.

MUITOS DESAFIANTES...
O site do SBT já contabiliza maisde76mil inscrições para o programa "Um contra Cem", apresentado pelo empresário Roberto Justus desde o meio de setembro.

...NEM TANTO IBOPE
Apesar do bom número de inscritos, a atração segue com média de seis a sete pontos no Ibope durante as noites de quarta-feira.

NA MESA
O "Jantar das Gerações França-Brasil", que acontece esta semana em SP, terá os bastidores registrados com exclusividade para o programa" Truques de Confiança", a ser apresentado em novembro por Claude Troisgros no GNT.

VISITA
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB),almoça amanhã com a diretoria da RedeTV!. Aproveita para conhecer as novas instalações da emissora,que serão inauguradas no dia 13.

E A ESTREIA FOI...
Roberto Cabrini finalmente foi ao ar no SBT. Mas seu programa só estreará em 2010. O jornalista participou do Teleton com duas reportagens sobre superação de dificuldades.

FUTEBOL INÉDITO
Ontem, foi realizada no México a primeira transmissão ao vivo de futebol (o jogo entre Chivas e América) com o uso da tecnologia 3D. A iniciativa foi do canal Televisa e da Sony.

por RODRIGO RUSSO (interino)



Texto Anterior: Televisão/Crítica: Com honra, "Mutum" leva Guimarães Rosa às telas
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.