São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Cresce ibope feminino de canal esportivo

Gianne Carvalho/TV Globo
MÃE CORUJA
Com o diretor Jayme Monjardim, a escritora Leticia Wierzchowski acompanha em Pelotas (RS) gravações de "A Casa das Sete Mulheres" (Globo), minissérie adaptada de livro dela

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Levantamento da programadora de canais pagos Globosat, da Globo, com base em números do Ibope, revela que vem crescendo o interesse de mulheres por canais esportivos. O SporTV, principal canal do gênero no país, teve um aumento de 16,7% de audiência feminina entre janeiro e outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2001.
A participação de mulheres no perfil da audiência do SporTV atingiu em 2002 o percentual de 35%, contra 30% no ano passado. Segundo o levantamento, atualmente mais de 500 mil mulheres em todo o país sintonizam o SporTV durante pelo menos um minuto por dia. Na Copa do Mundo, em junho, esse número chegou a 700 mil. O tempo que o público feminino dedica ao canal cresceu 28% em 2002.
Por ser a modalidade esportiva de maior audiência, o futebol é o evento que mais atrai mulheres em números absolutos. Mas a participação feminina no perfil da audiência é maior em transmissões de tênis, vôlei e basquete. Na média dos jogos de vôlei de praia, de cada cem telespectadores, 61 são homens e 39, mulheres.
Ainda de acordo com o levantamento, o SporTV foi o canal pago que mais cresceu neste ano, 29% no horário nobre (das 19h à 1h), contra um aumento de 6% do conjunto dos canais e de queda de 8% dos demais canais esportivos. Passou a ser o líder diário entre o público com mais de 18 anos.

OUTRO CANAL

Pressão 1
O dramaturgo Manoel Carlos continua pressionando a Globo para adiar a estréia de "Mulheres Apaixonadas", próxima novela das oito, marcada para 3 de fevereiro. Quer emplacá-la em março, depois do Carnaval, mas já ficará satisfeito se conseguir entrar no ar em 17 de fevereiro, como estava inicialmente previsto.
Pressão 2
A estréia de "Mulheres Apaixonadas" foi antecipada por causa do relativo fracasso de "Esperança". Além da cúpula da Globo, o autor de "Esperança" (que nas últimas semanas não passou dos 41 pontos), Benedito Ruy Barbosa, também é contra uma nova mudança no calendário. Já não tem mais o que inventar na trama.
Abacaxi 1
Os 4 pontos de média do "No Vermelho", que estreou anteontem na Record, frustrou diretores. No horário das 19h, a Record dava mais do que o dobro com compactos de futebol.
Abacaxi 2
O novo programa de José Luís Datena é uma mistura de Silvio Santos com Chacrinha _tem até uma versão feminina de Lombardi. Lembra os quadros de "um dia de princesa" em formato de gincana, entre desempregados com dívidas de até R$ 9.000.
Maré
Gugu Liberato teve mais um domingo desastroso. Deu média de 15 pontos das 14h30 às 20h42, contra 21 da Globo e 8 da Record _de quem perdeu em inúmeros momentos, ficando em terceiro no Ibope, para o futebol e também para o "Domingo da Gente".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Se atirou do décimo por causa do décimo terceiro!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.