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FILMES
TV PAGA
Especial revela brilho de Arnaldo Baptista
LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO
"Quem é louco: a gente ou Van
Gogh?". A pergunta de Sérgio
Dias completa a inquietação que
provoca o programa "Luz, Câmera, Canção!" dedicado a Arnaldo
Baptista, irmão de Sérgio.
Se é louco um artista como Arnaldo, criador dos Mutantes ao lado de Rita Lee e do irmão, co-autor de músicas como "Ando Meio
Desligado" e "Balada de um Louco", não é de fato das melhores a
nossa normalidade.
Arnaldo, 57, foi filmado pelo
Canal Brasil na casa onde vive há
quase 20 anos em Juiz de Fora
(MG). Transmite serenidade, fragilidade e uma relação natural
com a música, que diz amar por
herança de seu pai, poeta, e sua
mãe, pianista.
"Foi um modo bem normal de a
música entrar nas minhas almas",
conta ele, com proposital acento
poético que está em tudo o que
diz. Sua fala, seus gestos, assim
como sua música, não se encaixam em padrões preestabelecidos.
Sérgio Dias aproveita o programa para tentar passar coisas a
limpo: as turbulências que provocaram o fim dos Mutantes e as crises depressivas do irmão, que tentou o suicídio; o uso farto do LSD
na época ("A gente caiu dentro
desse poço sem as armas para poder sair"); a não-reconciliação do
grupo; a importância de Arnaldo
("Caetano e Gil não teriam chegado à metade de onde chegaram
sem a influência de Arnaldo").
Há bons depoimentos de Lobão
e John Ulhôa, responsáveis pelo
último disco do artista, mas é nas
emoções -até contrastantes-
dos irmãos mutantes que se dá a
beleza do programa.
A vida pendente de Arnaldo entre o trágico e o cômico merece
um documentário inteiro, mas este "Luz, Câmera, Canção!" já funciona como um bom aperitivo.
Luz, Câmera, Canção!
Quando: hoje, às 19h; dia 28/11, às 17h
e 29/11, às 11h
TV ABERTA
Lynch inicia cinema de choque em "Veludo Azul"
Uma Herança da Pesada
SBT, 14h15.
(Larger than Life). EUA, 1996, 93 min.
Direção: Howard Franklin. Com Bill
Murray, Janeane Garofalo, Linda
Fiorentino. A herança em questão é
literalmente pesada: uma elefanta que
pesa cinco toneladas. A questão: o
herdeiro Murray terá de atravessar o país
com ela, para levá-la até o comprador.
Pouco animador em todos os sentidos.
Anjos Faixa-Preta
SBT, 16h.
(Black Belt Angels). 1994, 81 min.
Direção: Chi-Han Kim. Com Shawna Dee
Larson. Alunas de escola de artes
marciais resolvem salvar a instituição
-em estado pré-falimentar- com a
promoção de shows que a transformam
em ponto de encontro de adolescentes.
Com isso, o velho mestre Lee consegue
uma penca de novos alunos.
Wild Bill - Uma Lenda do Oeste
Record, 22h15.
(Wild Bill). EUA, 1995, 97 min. Direção:
Walter Hill. Com Jeff Bridges, Ellen
Barkin, John Hurt, Diane Lane, David
Arquette, Christina Applegate, Robert
Keith. Vida e obra de Wild Bill Hickock
(Bridges), trapeiro e depois homem da lei
do Velho Oeste, do qual se tornou um
dos mitos. Hill concentra a atenção nos
últimos anos da vida do "westerner", em
que foi vitimado por um glaucoma e se
viciou em ópio.
Fixação
Globo, 23h.
(Swimfan). EUA, 2002, 85 min. Direção:
John Polson. Com Jesse Bradford. Jovem
simpático e promissor tem uma rápida
relação com uma nova aluna de seu
colégio. O que era para ser uma transa
despreocupada se transforma, porém,
em uma relação obsessiva e perigosa.
Vamos ao próximo. Inédito.
Cowboys do Espaço
SBT, 23h30.
(Space Cowboys). EUA, 2000, 129 min.
Direção: Clint Eastwood. Com Clint
Eastwood. Quatro astronautas que
nunca foram para o espaço recebem
uma tardia chance de redimir suas vidas.
E agarrram-na com força. Não é o melhor
de Clint, mas ainda assim é muito acima
da média.
A Casa Amaldiçoada
Globo, 2h40.
(The Haunting). EUA, 1999, 112 min.
Direção: Jan de Bont. Com Liam Neeson,
Lili Taylor. Cientista leva três jovens a
mansão para seus experimentos
científicos que, previsivelmente, não
entrarão para a história da ciência. Já o
filme quer ser um terror com elenco
famoso, o que não é próprio do gênero.
Foi execrado por crítica, público,
bilheteiros e lanterninhas.
Veludo Azul
SBT, 3h.
(Blue Velvet). EUA,1986, 120 min.
Direção: David Lynch. Com Isabella
Rossellini, Kyle MacLachlan, Dennis
Hopper, Laura Dern. Em princípio, o que
existe é uma orelha solta no mundo.
Depois, uma investigação em torno dela.
Mas, substancialmente, é da vida numa
cidade de interior que trata David Lynch.
Alguns elementos, como essa orelha
solta, remetem ao Lynch "de choque".
Mas aí está, já, de certa forma, o
magnífico realizador que se afirma com
toda força desde a segunda metade dos
anos 90.
(INÁCIO ARAUJO)
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