São Paulo, sábado, 26 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA CULTURAL

Sodré assume a Biblioteca Nacional no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

Cuidar do acervo da Biblioteca Nacional é a primeira tarefa do novo presidente da instituição, Muniz Sodré, que tomou posse ontem, no Rio de Janeiro. Segundo o ministro da Cultura, Gilberto Gil, é preciso haver "melhoria da segurança" para que "acontecimentos recentes não se repitam".
Gil se referia ao furto de 949 peças, sendo 751 fotos históricas. A grande maioria sumiu quando os servidores estavam em greve, entre abril e julho deste ano.
"Vamos assegurar a normalidade institucional da fundação [Biblioteca Nacional]", afirmou Sodré, que chamou de "inaceitável" a dilapidação do acervo.
"A Biblioteca Nacional não é propriedade privada, é patrimônio público, a ser julgada pela sua serventia pública", discursou ele.
Professor de comunicação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), autor de 26 livros, Muniz Sodré, 63, foi saudado em discurso de Eduardo Portella, que presidiu a biblioteca no governo Fernando Henrique Cardoso e foi sucedido pelo colecionador Pedro Corrêa do Lago. "[O ministro] devolveu a biblioteca à sua tradição de sempre ter um grande intelectual à frente. Muniz é um homem do livro. Não apenas por fora, pela lombada, mas por dentro, como um drogado, um viciado em livros", exaltou Portella.
Em seu discurso, Sodré prometeu cumprir a meta do Ministério da Cultura de implantar de 400 a 500 bibliotecas no país em 2006 e disse que vai lutar pelo barateamento do livro, o que já seria possível por causa da redução da carga tributária das editoras.
"Hoje, quando eu for comprar o "Harry Potter [e o Enigma do Príncipe]" para a [minha filha] Gabriela, espero que esteja mais barato do que o anterior", disse, olhando para Paulo Rocco, que edita a série.
O ministério também anunciou ontem concurso para contratar 215 servidores, sendo 84 para a Biblioteca Nacional.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Funk feminista "rebola" no cinema de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.