São Paulo, segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Reprodução/TV Cultura-Divulgação
À esquerda, a foto que especialistas dizem não ser do escritor; à direita, Mário de Andrade em imagem extraída de arquivo oficial

É OU NÃO É MÁRIO DE ANDRADE?

"É preciso chamar o IML"

A revelação, pela coluna, de que o governo de SP colocou em banners nas ruas uma foto do escritor Mário de Andrade que não era reconhecida como sendo dele por especialistas acendeu a polêmica nos meios literários. "Essa foto já está virando questão ideológica. O que incomoda é o Mário ser afrodescendente!", diz o poeta Oswaldo de Camargo, do Museu AfroBrasil, que cedeu a foto. Ele diz que extraiu a imagem dos arquivos do jornal "O Estado de S. Paulo", onde trabalhou. O presidente do museu, Emanoel Araújo, defende Oswaldo:  

FOLHA - O que acha da polêmica?
EMANOEL ARAÚJO
- É uma das coisas mais provincianas que eu já vi na minha vida. A foto estava num arquivo de um jornal há tantos e tantos anos... O retrato parece Mário, quando muito jovem, né? Todo mundo muda quando velho. Vai fazer o quê, né? Se quiserem levar às últimas conseqüências, é preciso chamar o Instituto Médico Legal [gargalha].

FOLHA - Você acha que é ele?
ARAÚJO
- Eu acho que sim. Se não for ele, é o Jards Macalé.

FOLHA - Não tem importância?
ARAÚJO
- Nenhuma. Eu não sei se não existe uma outra leitura por debaixo disso.

FOLHA - Qual?
ARAÚJO
- Essa coisa de branquear as pessoas no Brasil não é novidade, né? Machado de Assis era absolutamente mestiço e no fim da vida ficou branco. A Academia Brasileira de Letras faz questão de pô-lo branco.

FOLHA - O secretário da Cultura, Carlos Augusto Calil, perguntou "quem é" Oswaldo de Camargo diante de outros especialistas.
ARAÚJO
- É um tipo de agressividade inócua, inoportuna, deselegante. Quem é ele por quê? Só porque é negro? Poderíamos perguntar quem é ele também. Quem é Carlos Augusto Calil?

DE CORPO E ALMA

A atriz Juliana Paes, que acaba de encerrar temporada do musical "Os Produtores" em São Paulo, é uma das artistas fotografadas por João Henrique Netto, conhecido como Johnny, para "Eles Falam da Alma". O livro é uma compilação de retratos tirados durante 15 anos da carreira do fotógrafo. Ayrton Senna, Gonzaguinha, Oscar Niemeyer e Sônia Braga também estão na obra, que será lançada pela editora Magma no dia 5.

FAXINA
O deputado Frank Aguiar (PTB-SP) enviou ao Ministério do Trabalho um pedido para que a expressão "profissional de limpeza" seja incorporada à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

 

Ele acha que a palavra "faxineiro" ganhou "conotação pejorativa" e quer dar aos trabalhadores uma outra opção na hora de ter a carteira assinada ou denominar sua profissão.

A MAIS ANTIGA
A página da CBO disponível no site do Ministério do Trabalho lista a ocupação "profissional do sexo", por exemplo, com vários sinônimos como "meretriz", "messalina", "michê", "mulher da vida", "puta", "quenga" e "rapariga".

PARA PRINCESA LER
A Ediouro vai lançar um livro de crônicas sobre Lady Di. "Diana - Crônicas Íntimas", de Tina Brown, reunirá mais de 200 entrevistas com pessoas que conviveram com a princesa. A edição sai no Natal.

EDITORIAL
A revista "Vogue" francesa de janeiro vai mostrar a top Isabelli Fontana em um editorial de moda de mais de 20 páginas. Vestida com tendências mundiais de verão, Isabelli foi fotografada por Peter Lindberg.

É NATAL
A idéia de levar para o Palácio dos Bandeirantes, no Natal, o presépio napolitano doado pelos herdeiros de Omar Moreschi ao Museu de Arte Sacra por pouco não termina em confusão. Ao ver Cláudia Matarazzo, do cerimonial do governo, dizer na imprensa que o presépio era de seu tio-avô, Cicillo, o testamenteiro de Moreschi, José Marçal, pediu a obra de volta à diretora do museu, "já que V. Sª transcorrido um ano da doação não conseguiu instalar o presépio e que agora a chefe do cerimonial credita-o à sua família". Cláudia esclareceu a confusão -o presépio de Cicillo é outro- , e Marçal voltou atrás.

MEU ESPAÇO
Emerson Calegaretti, ex-CEO do Google no Brasil, encomendou uma mesa de pebolim para instalar no escritório do site MySpace no país, que ele vai dirigir. O QG será montado na Vila Olímpia e vai ter dez funcionários para produzir conteúdo nacional e vender propagandas.

FROM BRAZIL
Bill Clinton e Al Gore confirmaram presença para a reunião sobre Amazônia e etanol que Mario Garnero, da Associação das Nações Unidas Brasil, promove em Nova York, em maio de 2008. George W. Bush e Tony Blair também foram convidados.

CURTO-CIRCUITO

A JORNALISTA Cláudia Trevisan vai hoje ao "Programa do Jô" falar sobre seu livro "China - O Renascimento do Império".
A ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SP promove hoje um curso para discutir "Direito Homoafetivo", às 19h, no centro.
O SANTOS F.C. é o tema do livro "Donos da Terra", que vai ser lançado hoje por Odir Cunha, às 19h, no bar Paulicéia.
MESAS DE NATAL montadas por Bibiana Paranhos, Ronnie Von e outros estão expostas, a partir de hoje, na Cleusa Presentes.
DENISE FRAGA participa amanhã da série de debates "Pensamentos Instigantes", no CCBB.

Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Em casa com Freyre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.