São Paulo, segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artista do Líbano volta a SP com vídeo sobre a guerra em seu país

Ali Cherri esteve na cidade editando "Slippage", que agora apresenta na Faap

SILAS MARTÍ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na noite da última sexta, em que o presidente do Líbano abandonou o cargo, deixando a segurança interna do país nas mãos do Exército, o artista libanês Ali Cherri, premiado por sua obra sobre a guerra, falou à Folha, por telefone, de Beirute.
Ele se preparava para voltar a São Paulo, onde desembarca agora, oito meses após uma temporada que passou na cidade editando seu vídeo "Slippage", principal obra da mostra aberta hoje pelo Museu de Arte Brasileira da Faap, que o convidou para trabalhar no Brasil.
Nos primeiros segundos do vídeo, o artista prende a respiração. Pouco depois, uma nuvem de papel picado aparece sobrevoando Beirute -são mensagens de ameaça do Exército israelense contra os libaneses, que o país vizinho fez chover sobre a cidade durante a guerra de julho do ano passado.
Rodado em plena guerra que impediu a saída de Cherri de seu país, "Slippage" acaba com a imagem de um buraco numa parede bombardeada, com vista para os escombros do conflito. Eles contrastam com o rosto do artista que quase se afoga no ar da guerra que registrou.
"A tensão ainda existe. As ruas estão cheias de viaturas de polícia, as pessoas não saem de casa. O trabalho exprime essa vontade de fuga, que permanece mesmo depois da guerra", conta Cherri, que se inspirou na instalação "The Man who Flew into Space from His Apartment", do russo Ilya Kabakov, para fazer o vídeo.
O trabalho de Kabakov mostrava um ambiente da era soviética repleto de objetos ligados à exploração espacial, com um buraco no teto, por onde teria fugido o homem do título. Cherri, que nasceu e cresceu com guerras intermitentes, não teve a mesma sorte e diz agora que chegou a hora de romper com a terra natal.
Ele é convidado especial da 39ª Anual de Arte da Faap, mostra que reúne obras de 26 alunos da faculdade. A maioria deles apresenta fotografias, com destaque para o trabalho de Fran Parente e Alice Ricci.


39ª ANUAL DE ARTE FAAP
Quando:
abertura hoje, às 20h; de ter. a sex., das 10h às 20h; sáb. e dom., das 13h às 17h; até 13/1
Onde: Museu de Arte Brasileira da Faap (r. Alagoas, 903, SP, tel. 0/xx/ 11/3101-1776)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Cultura Judaica: Ciclo inclui dança, cinema e teatro
Próximo Texto: Teatro aproxima Brasil e Itália
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.