São Paulo, segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Os soldados sem Deus

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Acabou o Natal. E nada como os canais de TV paga para nos lembrar disso, oferecendo uma programação dos diabos, que, só após garimpagem extrema, deixa à vista alguns bons filmes, mas cujas histórias são um tanto desoladoras. Caso de "A Promessa" (Max Prime, 16h45), de Sean Penn, em que um policial parece alijado do mundo após sua aposentadoria. Um abandono semelhante ao dos soldados perdidos durante a Primeira Guerra Mundial em "A Grande Ilusão" (Telecine Cult, 16h), de Jean Renoir.
"Caçado" (Max Prime, 22h30) apresenta outro soldado, que, abandonado, parte para a criminalidade após uma impecável carreira. Curioso é que é seu diretor, William Friedkin, é outro que já esteve no paraíso ("Operação França") para, agora, afundar num certo umbral cinematográfico.

TV ABERTA

Ela É o Diabo
Record, 14h.
(She Devil). EUA, 1989, 100 min. Direção: Susan Seidelman. Com Meryl Streep, Roseanne Barr, Ed Begley Jr., Sylvia Miles. Dona-de-casa gorda, feia, patusca, suburbana decide se vingar do marido quando ele se apaixona perdidamente por uma renomada escritora. Ela prepara terríveis armadilhas para os dois. Comédia de humor negro.

Asterix e Obelix Contra César
Globo, 15h45.
(Asterix et Obelix contre Cesar). França, 1999, 109 min. Direção: Claude Zidi. Com Gérard Depardieu, Christian Clavier, Roberto Benigni, Michel Galabru, Claude Piépru. Adaptação dos quadrinhos de Uderzo e Goscinni, com Obelix (Depardieu) e Asterix (Clavier) liderando os gauleses contra os romanos, em particular contra Detritus (Benigni), que carrega nas costas a parte humorística do filme. Muitos efeitos, mas o filme não tem o dinamismo das HQs.

Minority Report - A Nova Lei
Globo, 21h55.
(Minority Report). EUA, 2002, 144 min. Direção: Steven Spielberg. Com Tom Cruise, Samantha Morton, Lois Smith. Nesta ficção científica, estamos em meados do século 21, numa sociedade livre do crime, graças a uma feroz repressão que se esconde sob o nome de polícia preventiva. As coisas se complicam um pouco quando Cruise, também policial, é acusado de um crime que ainda não cometeu. Filme na tradição liberal de que participa Spielberg, mas sem a força mítica de outras ficções científicas ou de outros filmes do mesmo realizador. Inédito.

Intercine
Globo, 1h40.
Abre a última semana do ano o filme eleito do público entre os brasileiros "Inocência" (1983, de Walter Lima Jr., com Edson Celulari, Fernanda Torres) e "Central do Brasil" (1998, de Walter Salles, com Fernanda Montenegro, Marília Pêra). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800-70-9011; o número para votar no segundo filme é 0800-70-9012 (o que vale para toda a semana).

O Velho e o Mar
SBT, 2h50.
(The Old Man and the Sea). EUA, 1958, 86 min. Direção: John Sturges. Com Spencer Tracy, Felipe Pazos, Harry Bellaver, Don Diamond. A épica batalha de um pescador contra o mar e seus elementos, na busca por um peixe que está decidido a pescar a qualquer custo. Filme baseado no romance do escritor norte-americano Ernest Hemingway, que todo mundo achava infilmável. Bem, todo mundo tinha razão.

Manda-Chuva em Beverly Hills
SBT, 4h30.
(Top Cat and the Beverly Hills Cats). EUA, 1968. Direção: Ray Patterson. Desenho animado em que o gato Manda-Chuva e seus amigos protegem o amigo Batatinha, de cuja herança um mordomo pretende se apoderar. Manda-Chuva é um clássico do gênero. Só para São Paulo. (INÁCIO ARAUJO)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.