São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ficção científica

Filme B de 53 ainda fala ao mundo de 2007

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os filmes B, digo, aquelas produções baratas rodadas entre os anos 40 e 60 destinadas ao consumo rápido, confirmam algo notável: um longa só ganha seu real vulto quando projetado na tela. É na sala de exibição que se ultrapassa a novela das filmagens para se chegar a uma resposta sobre o mundo ou sobre o momento em que o filme foi realizado.
Assim, se as intenções desses filmes eram ordinárias, o fato dessas fitas serem menos presas às regras dos estúdios fazia com que falassem (acidamente) sobre a política e os costumes norte-americanos da época.
É o caso de "A Ameaça que Veio do Espaço", assinado -algo raríssimo- por um esteta de primeira, Jack Arnold, e que fala sobre aliens que se fazem passar por humanos (obra, assim, sintonizada com o temor da Guerra Fria).
Mas o que este filme rodado no calor do macarthismo, em 1953, teria a nos dizer hoje?
Muito, porque os rostos mais familiares são aqueles que se mostram mais "ETs", como vemos nas matanças étnicas e nas tantas corrupções noticiadas.
Um grande clássico de ficção científica que atravessou seu momento histórico para chegar agora, às vésperas de 2007, com seu título intacto, impecavelmente irônico.


A AMEAÇA QUE VEIO DO ESPAÇO
Quando:
hoje, às 11h45
Onde: Telecine Cult


Texto Anterior: "24 Horas" estréia em 1º de janeiro
Próximo Texto: Crítica: Filme repassa vida de François Mitterrand
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.