São Paulo, domingo, 27 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Seis Dias, Sete Noites   Globo, 13h05. (Six Days Seven Nights). EUA, 1998, 98 min. Direção: Ivan Reitman. Com Harrison Ford, Anne Heche, David Schwimmer. Em férias ao lado do noivo, uma agitada editora de uma revista nova-iorquina (Heche) é tirada de uma ilha paradisíaca onde se encontra para cumprir tarefa profissional. Quem a leva é o piloto Harrison Ford, e daí começarão as brigas, perseguições e coisas típicas para aproximar um casal nas comédias de ação. O elenco é bastante bom, mas o filme não é.

Hulk     Record, 22h. (Hulk). EUA, 2003, 138 min. Direção: Ang Lee. Com Eric Bana, Jennifer Connelly, Nick Nolte, Sam Elliott. Depois de absorver radiações, sujeito se transforma potencialmente em Hulk, que, irado, desenvolve uma força absurda e, ainda que tanto estourado, jamais comete injustiças. Este é dos heróis de HQs mais injustiçados, assim como este filme de Ang Lee, que, à parte o roteiro, que realmente é um desastre, é fantástico. A TV prejudicará algo notável: Lee utiliza cortes na tela com Hulk pulando de um quadrado para outro, como se estivéssemos lendo um gibi. Com isso, "Hulk" é o longa que mais se aproxima da experiência.

Celular - Um Grito de Socorro    SBT, 22h10. (Cellular). EUA/ Alemanha, 2004, 94 min. Direção: David R. Ellis. Com Kim Basinger, Chris Evans, Jason Statham. Graças a uma ligação por engano, rapaz acaba envolvido num seqüestro, a ponto de tentar ajudar a vítima. A coisa é mais enrolada, e o diretor nem é, por assim dizer, um grande nome, mas o roteiro é baseado em história de Larry Cohen, que dirigiu grandes filmes nos anos 70, como "Nasce um Monstro" e o eletrizante "Foi Deus Quem Mandou".

Daylight    Globo, 23h40. EUA, 1996, 115 min. Direção: Rob Cohen. Com Sylvester Stallone, Amy Brenneman, Viggo Mortensen, Claire Bloom. Carro e caminhão de combustível batem, causam explosão num túnel submerso que liga Manhattan e Nova Jersey, e se inicia a saga deste filme, pois o acidente vai prender um tanto de gente nessa galeria. Stallone é Kit Latura, ex-bombeiro por demissão, e quem vai dar sangue e suor para salvar a turma.

Seus Amigos, Seus Vizinhos    Bandeirantes, 0h30. (Your Friends and Neighbors). EUA, 1998, 100 min. Direção: Neil LaBute. Com Ben Stiller, Jason Patric, Nastassja Kinski Seis pessoas se juntam numa casa para discutir seus problemas de relacionamento. Algumas baixarias ali, outras piadas lá, algo meio Denys Arcand ("O Declínio do Império Americano"), tudo bem mais ou menos, sendo que Neil LaBute pode até estar longe do melhor do cinema, mas já fez coisas melhores. Há um elenco bem afiado.

Solaris     Globo, 1h50. EUA, 2002, 99 min. Direção: Steven Soderbergh. Com George Clooney, Natascha McElhone, Viola Davis, Jeremy Davies. Antes de mais nada, se esqueça do "Solaris" (72) de Andrei Tarkovski. Foi essa comparação que ajudou a sepultar esse filme bastante bonito, exato e estudado de Steven Soderbergh. Clooney é um astronauta psicólogo que, não tendo superado a morte de sua mulher, Rheya, encontrará uma outra Rheya, o que o atormentará ainda mais. Isso tudo perto da órbita de Solaris, lugar no espaço sideral que abre o homem a novas dimensões. Não é um filme fácil, mas a vida por acaso é?

A Musa    Globo, 3h25. (The Muse). EUA, 1999, 97 min. Direção: Albert Brooks. Com Albert Brooks, Sharon Stone, Andie McDowell. Roteirista de cinema sem inspiração busca uma musa que o inspire. Inexplicável por que o filme não é grande coisa, ainda que haja musas suficientes, belíssimas, puxadas por Sharon Stone.

O Grande Anjo Negro   SBT, 4h. (Dark Angel). EUA, 1990, 91 min. Direção: Craig R. Baxley. Com Dolph Lundgren, Brian Benben, Betsy Brantley. Lundgren é um policial durão que perde um colega numa operação antitráfico, até descobrir, mais tarde, que o vilão não é algo desse mundo, literalmente. Lundgren aproveitava o seu momento "Rocky 4", mas o mundo às vezes é bastante sábio, e ele não foi muito além de um punhado de filmes de última categoria que estrelou. (PSL)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Carnaval 2008! É proibido pensar!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.