São Paulo, quarta, 27 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRÉIA
"The Loss of Sexual Inocence' tem bom público
Mike Figgis lança filme no festival

ADRIANE GRAU
enviada especial a Park City (EUA)

A estréia de "The Loss of Sexual Inocence", o novo filme de Mike Figgis (diretor de "Despedida em Las Vegas" e "Por uma Noite Apenas"), no festival de Sundance no último sábado foi responsável por uma fila de 150 pessoas que esperaram o início da sessão sob a neve que caía na cidade de Park City.
O que o público que lotou o Eccles Theater viu foi uma narrativa não-linear das idas e vindas do personagem Nic, interpretado por Julian Sands e Jonathan Rhys Meyers.
Usando um Adão negro e uma Eva ruiva como uma parábola dos eventos que marcam a vida de um cinegrafista e o acabam levando a Tunísia, Figgis criou um clima nostálgico envolto em música erudita.
O diretor demorou quase 20 anos para completar o projeto que, segundo ele, surgiu em 1980 como uma performance que misturaria cenas ao vivo e filmes, usando esses mesmos atores, num enorme galpão.
"Tentaria criar uma composição artística que deixaria o público com memórias confusas do que eles teriam visto", explica ele. "O público não conseguiria se lembrar se as partes do espetáculo teriam sido interpretadas ao vivo ou na projeção em filme."
Segundo ele, várias idéias foram adicionadas ao roteiro ao longo de 20 anos, e o filme quase foi feito por um estúdio. O sucesso de "Despedida em Las Vegas" junto à crítica ainda hoje o surpreende, e ele afirma sentir enorme pressão sobre sua liberdade criativa.
"Mas o filme acabou ficando do jeito que eu queria."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.