São Paulo, quarta, 27 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Filme de Garci leva apenas um prêmio
Cineasta acusado fracassa no Goya

das agências internacionais

"El Abuelo" (O Avô), a grande polêmica do Prêmio Goya, o Oscar do cinema espanhol, deste ano recebeu apenas um prêmio dentre os 13 para os quais foi indicado. A cerimônia de premiação aconteceu na noite do último sábado, em Madri (Espanha).
Seu diretor, José Luis Garci, foi acusado de ter comprado votos para o filme. Depois do anúncio das candidaturas, no dia 28 de dezembro, alguns membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que concede os prêmios, receberam uma felicitação natalina insinuando que Garci tentara subornar os jurados.
Os filmes "Barrio" (que levou três prêmios dentre seis indicações), do diretor Fernando León, e "La Niña de Tus Ojos (7 dentre 18), de Fernando Trueba, foram os grandes vencedores do prêmio Goya. O filme de León levou os prêmios de melhor direção e melhor direção original. "La Niña" foi considerado o melhor filme.
A atriz Penélope Cruz ("La Niña") e o ator Fernando Fernán-Gómez ("El Abuelo") receberam os prêmios de melhor protagonista.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.