São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Regra da Fifa pode deixar 14 mi sem Copa




DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Uma cláusula do contrato da Globo com a Fifa pelos direitos da Copa de 2006 obriga a emissora a codificar seu sinal de satélite com as imagens dos jogos. Isso quer dizer que todos os telespectadores que vêem TV aberta via antena parabólica poderão ficar sem o Mundial da Alemanha.
Estima-se que hoje existam cerca de 14 milhões de domicílios no Brasil que só recebem TV por antenas parabólicas, o equivalente a quase um terço do total de residências com TV no país. Só na cidade de São Paulo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie calcula em 400 mil as residências com parabólicas -7,5% do total.
Se a Globo codificar seu sinal no satélite, esses domicílios não receberão os jogos da Copa. A Fifa impôs a cláusula no contrato com a Globo porque o sinal de satélite da emissora é captado também em outros países da América do Sul, podendo, assim, ser pirateado.
No entanto, há uma saída. Basta um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva obrigando a Globo a não codificar seu sinal no satélite. A norma da Fifa não pode se impor à legislação do país.
O imbróglio é um "replay" da Copa de 2002. Naquele ano, foi necessário um decreto de Fernando Henrique Cardoso para que a Globo abrisse o Mundial para as parabólicas. O decreto só valia para 2002. Neste ano, é preciso um novo decreto. E a Globo já se movimenta nos bastidores para que ele seja editado até o final de maio.

OUTRO CANAL

Janela 1 A TV Cultura confirma para o final de abril a estréia de sua "Faixa Jovem", série de programas diários baseados em conteúdos de revistas do Grupo Abril ("Capricho", "Superinteressante", "Bizz", "Flashback" e "Mundo Estranho"). Cada revista terá um programa semanal, apresentado às 18h30.

Janela 2 A previsão inicial era de que a "Faixa Jovem" estreasse em janeiro. Tanto a Cultura como a Abril foram ao mercado publicitário vender cotas de patrocínio. Mas só agora o departamento comercial da Cultura conseguiu tornar o projeto viável. Vendeu uma cota para a Alpargatas.

Cabeça A Globo deve exibir ainda neste semestre um novo programa, "Central da Periferia", que terá apenas cinco edições. O programa, com apresentação de Regina Casé, pretende fazer uma radiografia da produção cultural em periferias de grandes cidades. Um piloto já foi gravado no Recife.

Agora vai O SBT finalmente deve exibir neste ano o já prometido para 2005 "O Senhor dos Anéis - As Duas Torres". Na semana passada, a emissora conseguiu no Ministério da Justiça reclassificar o filme como adequado para exibição às 20h. Antes, o filme era inadequado para antes das 21h.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Adeus, Polaroid
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.