São Paulo, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/TV Globo
GLOBO APOSTA EM EX-"MALHAÇÃO"
Juliana Boller, ex-"Malhação", grava cena de "Paraíso", em que interpretará a órfã Aninha; ao lado de Nathalia Dill, ela é aposta da Globo para a nova novela das seis

Governo proíbe novos canais de TV digital

O governo federal editou ontem norma que proíbe as redes comerciais e as emissoras públicas estaduais de emitirem multiprogramação em suas frequências digitais. Isso impede que um canal digital seja dividido em quatro, sem perda de qualidade dos sinais, uma das vantagens da nova tecnologia.
O ato, assinado pelo ministro Hélio Costa (Comunicações), atende a interesses das grandes redes privadas, que não querem a concorrência de novos canais. Mas prejudica grupos como o Abril, que pretendia transmitir os canais Fiz e Ideal, hoje só na TV paga, nas frequências abertas da MTV.
A norma 001/2009 também impede que a TV Cultura leve adiante projeto de uma universidade virtual paulista. O documento estabelece que "a multiprogramação somente poderá ser realizada nos canais [...] consignados a órgãos e entidades integrantes dos poderes da União". Ou seja, apenas TV Brasil, TV Senado, TV Câmara e TV Justiça poderão se dividir em quatro canais -a TV Senado, por exemplo, poderá transmitir simultaneamente sessões de comissões e do plenário.
Marcelo Bechara, consultor jurídico do Ministério das Comunicações, afirma que a norma visa impedir a locação de canais digitais para televendas e igrejas. "Tem gente que não é séria. Com a TV digital, iria transmitir a programação dela em um canal e alugar os outros três", justifica.

SEM FORRÓ 1
Por ordem da Globo, a TV Diário, de Fortaleza, não é mais sintonizada em todo o país por parabólicas. A emissora cortou seu sinal aberto em satélite durante o Carnaval. Ela pertence à TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, e transmite programação regional e policialesca. Chegou a ter uma retransmissora na Grande SP.

SEM FORRÓ 2
Em nota, a TV Globo esclarece que, "como cabeça-de-rede da Rede Globo, formada por 121 emissoras, procura harmonizar os sinais de VHF e UHF de forma a que estes fiquem circunscritos a seus territórios de cobertura". Assim, a TV Diário não poderá mais ser captada "em território de outros afiliados". "Seu sinal permanecerá no satélite, cobrindo o Ceará, porém codificado", informa.

CASSADO
O ex-jogador Oscar Schmidt conseguiu no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decisão, ainda provisória, que suspende a liminar que o obrigava a voltar a trabalhar na Globo, cumprindo contrato até 2011. Schmidt assinou com a Record, onde será comentarista e "embaixador olímpico".

BACALHAU
Antes de apresentar, ao vivo, o último paredão de "BBB", Pedro Bial imitou Chacrinha. "Vocês querem Bacalhau?", perguntou às torcidas. E aspergiu lavanda na plateia.

BODE
Ainda no paredão de terça, a torcida do eliminado André teve de trocar suas camisas, pois elas traziam o logotipo de "BBB", o que é vetado. A Globo forneceu camisetas brancas.


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Traveca não é biodegradável!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.