São Paulo, sexta-feira, 27 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES CÊNICAS

Boal é nomeado embaixador mundial do teatro em Paris

LENEIDE DUARTE-PLON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma." Com essa frase, Augusto Boal, 78, terminou sua mensagem lida anteontem em português, na Unesco, em Paris, diante de um auditório repleto.
Aplaudido de pé depois da cerimônia em torno do teatro do oprimido, criado por ele no final dos anos 60, o brasileiro foi nomeado embaixador mundial do teatro por Tobias Biancone, representante do ITI (Instituto Internacional do Teatro), vinculado à Unesco.
Ao escolher Boal este ano como autor da mensagem do Dia Internacional do Teatro, o ITI colocou-o num seleto grupo que inclui Jean Cocteau, Laurence Olivier e Peter Brook, entre outros.
"Todo teatro é uma forma de ação política, contra ou a favor do status quo. No nosso caso, o teatro é uma ação política consciente", disse ele à Folha antes da premiação.


Texto Anterior: Diretor diz que festival não verá peça
Próximo Texto: Cinema: Nicole Kidman faz novo filme de Woody Allen
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.