São Paulo, domingo, 27 de março de 2011 |
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Carisma de Pavarotti é destaque na Coleção Tenor italiano participa da gravação da ópera "Lucia di Lammermoor" Obra do músico Gaetano Donizetti, que chega às bancas em 3/4, narra amor proibido entre jovens de famílias rivais DE SÃO PAULO No próximo domingo, 3/4, a Coleção Folha Grandes Óperas traz o carisma de Luciano Pavarotti. O tenor italiano atua em "Lucia di Lammermoor", de Donizetti, volume nove da coleção. Dono de um timbre inconfundível e enorme facilidade para os agudos, Luciano Pavarotti (1935-2007) tornou a ópera popular com seus concertos ao ar livre. As belas melodias e a escrita floreada do "bel canto" italiano eram uma especialidade de Pavarotti. Temos o tenor aqui, portanto, em seu elemento natural ao atuar na história de amor proibido de dois jovens de famílias rivais escocesas. Seu autor, Gaetano Donizetti (1797-1848), foi um compositor prolífico, de mais de 70 óperas, revelando talento tanto para a tragédia, quanto para a comédia. Ele obteve estrondoso sucesso como o grande nome da ópera italiana entre a geração de Rossini (1792-1868) e a de Verdi (1813-1901). O difícil papel-título de "Lucia di Lammermoor", que inclui uma cena de loucura virtuosística, é encarnado por Renata Scotto, enquanto Pavarotti faz o papel de seu amante, Edgardo. A Coleção Folha Grandes Óperas oferece libretos completos no idioma original e em português que permitem ao leitor uma total compreensão da história. Cada gravação de uma ópera pode conter diferenças em relação à partitura e ao libreto originais, resultando em uma obra única que se destaca no repertório. Diferenças entre a gravação e o libreto oferecidos em cada volume desta série não significam que a gravação foi cortada ou não é integral. Significa que foram tomadas decisões artísticas que resultaram em uma gravação com características específicas. Da mesma forma que variam, por exemplo, os regentes, os intérpretes, as orquestras, e os teatros ou estúdios onde foram realizadas as inúmeras gravações disponíveis de uma mesma ópera. Texto Anterior: Vanessa vê TV: Acredite... se quiser Próximo Texto: Ferreira Gullar: A espada de Dámocles Índice | Comunicar Erros |
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