São Paulo, domingo, 27 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Carisma de Pavarotti é destaque na Coleção

Tenor italiano participa da gravação da ópera "Lucia di Lammermoor"

Obra do músico Gaetano Donizetti, que chega às bancas em 3/4, narra amor proibido entre jovens de famílias rivais

DE SÃO PAULO

No próximo domingo, 3/4, a Coleção Folha Grandes Óperas traz o carisma de Luciano Pavarotti. O tenor italiano atua em "Lucia di Lammermoor", de Donizetti, volume nove da coleção.
Dono de um timbre inconfundível e enorme facilidade para os agudos, Luciano Pavarotti (1935-2007) tornou a ópera popular com seus concertos ao ar livre.
As belas melodias e a escrita floreada do "bel canto" italiano eram uma especialidade de Pavarotti.
Temos o tenor aqui, portanto, em seu elemento natural ao atuar na história de amor proibido de dois jovens de famílias rivais escocesas.
Seu autor, Gaetano Donizetti (1797-1848), foi um compositor prolífico, de mais de 70 óperas, revelando talento tanto para a tragédia, quanto para a comédia.
Ele obteve estrondoso sucesso como o grande nome da ópera italiana entre a geração de Rossini (1792-1868) e a de Verdi (1813-1901).
O difícil papel-título de "Lucia di Lammermoor", que inclui uma cena de loucura virtuosística, é encarnado por Renata Scotto, enquanto Pavarotti faz o papel de seu amante, Edgardo.
A Coleção Folha Grandes Óperas oferece libretos completos no idioma original e em português que permitem ao leitor uma total compreensão da história.
Cada gravação de uma ópera pode conter diferenças em relação à partitura e ao libreto originais, resultando em uma obra única que se destaca no repertório.
Diferenças entre a gravação e o libreto oferecidos em cada volume desta série não significam que a gravação foi cortada ou não é integral.
Significa que foram tomadas decisões artísticas que resultaram em uma gravação com características específicas.
Da mesma forma que variam, por exemplo, os regentes, os intérpretes, as orquestras, e os teatros ou estúdios onde foram realizadas as inúmeras gravações disponíveis de uma mesma ópera.


Texto Anterior: Vanessa vê TV: Acredite... se quiser
Próximo Texto: Ferreira Gullar: A espada de Dámocles
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.