São Paulo, sexta, 27 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jon Bang Carlsen tem retrospectiva

da Sucursal do Rio

O festival "É Tudo Verdade" apresenta este ano uma retrospectiva com oito filmes do dinamarquês Jon Bang Carlsen.
Carlsen, que participará de um debate domingo no Rio, é considerado um dos mais inovadores documentaristas contemporâneos. Em seu trabalho, discute as fronteiras entre documentário e ficção.
Um exemplo é "Meu Diário Irlandês". Nele, Carlsen relata o processo de adaptação de seu filho de 6 anos à Irlanda -país onde a família dinamarquesa morou por um ano. À realidade familiar, soma elementos ficcionais.
Em "É Agora ou Nunca", mais uma vez o diretor mistura os dois elementos. O filme mostra um solitário fazendeiro irlandês de meia-idade que contrata um agente para ajudá-lo a encontrar uma mulher. Enquanto a busca não termina, o fazendeiro se prepara para as adaptações que terá que fazer em sua vida com a chegada de uma nova pessoa.
A retrospectiva Jon Bang Carlsen apresenta ainda "Um Pescador de Hanstholm", a descrição da vida de uma família de pescadores dinamarqueses, e "Hotel das Estrelas", uma espécie de comédia-documentário onde figurantes de filmes interpretam figurantes que sonham em se tornar estrelas.
Em "A Vida Será Vivida", Carlsen revê sua relação com a mãe, já morta. O ponto de partida é uma releitura de todas as cartas escritas por ela. O filme, de 1993, recebeu o prêmio de melhor documentário do Festival de Melbourne.
O documentário "Já Corri Atrás da Verdade" discute a questão da verdade e as maneiras estranhas nas quais ela pode se apresentar. "Antes de os Hóspedes Chegarem" usa duas pessoas hospedadas em um hotel à beira-mar na ilha dinamarquesa de Fano para contar histórias do passado do local. (CG)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.