São Paulo, sexta-feira, 27 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Findie semana

São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia abrigam relevantes eventos da música independente; destaques são shows de Jon Spencer Blues Explosion e Asian Dub Foundation

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Parte do território brasileiro vai estar bem barulhento neste final de semana, quando eventos de porte da música independente tomam conta de São Paulo e reverberam também por Belo Horizonte e Goiânia.
A maior carga de decibéis vem da etapa paulistana do Abril pro Rock, o maior festival de música independente do país, evento recifense que realizou sua nona edição sexta, sábado e domingo últimos e agora de tão grande virou itinerante, assumindo seu lado "Lollapalooza".
O primeiro Abril pro Rock SP muda algumas atrações em relação às vistas na matriz pernambucana e promove show duplo da banda americana Jon Spencer Blues Explosion, liderada por Jon Spencer, um dos roqueiros mais importantes do som alternativo americano, que encerra sua miniturnê brasileira amanhã tocando às 19h e às 22h40 no Sesc Pompéia.
O sábado, dia de Jon Spencer, Jupiter Apple e Sala Especial, já estava com seus 750 ingressos esgotados desde domingo passado. Em uma reunião com o roqueiro americano, na quarta à tarde, ele aceitou fazer um show extra menos de quatro horas antes de voltar ao palco do teatro do Sesc Pompéia para fechar a noite.
O Sesc vai abrigar os três dias de Abril pro Rock com shows simultâneos na choperia (750 lugares também) e no teatro (confira a programação completa ao lado).
Dos que tocaram em Recife, saem artistas grandes como Asian Dub Foundation, O Rappa, Raimundos, Nação Zumbi e Lobão, entre outros. Participam em São Paulo, no lugar dos ausentes, bandas de porte médio como Inocentes, Sonic J., Sala Especial e um levante gaúcho representado por Replicantes, Wander Wildner, Jupiter Apple, Flu e Os The Darma Lovers.

Punk
Hoje, enquanto a choperia ouve rock psicodélico, o teatro balançará ao som alto do punk, em noite que terá os pernambucanos do Devotos e os paulistanos Inocentes e Ratos de Porão, este último um dos destaques do Abril pro Rock recifense, em show que marca a volta de João Gordo aos palcos locais depois de passar temporadas enfermo.
O roqueiro Joey Ramone, o vocalista dos Ramones morto há duas semanas, deve ser o "convidado especial" da noite punk do teatro, tal qual aconteceu na noite de Recife em que tocaram Raimundos, The Queers e o próprio Ratos de Porão, todos interpretando canções do lendário grupo de Nova York.
Amanhã, Replicantes e Wander Wildner, heróis do rock gaúcho, dividem o palco da choperia com o debochado grupo gay Textículos de Mary, um Secos & Molhados deste século novo.
No teatro, Jon Spencer chega no final da noite com seu blues distorcido, botando para correr a psicodelia calma de Sala Especial e Jupiter Apple.
No domingo, vale conferir a apresentação do grupo Bomsucesso Samba Clube (choperia), para ver como Olinda sabe fazer trip hop, e dos cariocas do Brasov (teatro), que fazem dançar ao som de versão salsa de música do Silvio Santos.

Na TV
O Abril pro Rock recifense, organizado pelo produtor Paulo André, terminou no último domingo contabilizando 26 mil ingressos vendidos. A edição paulistana, se as entradas se esgotarem, chegará ao público pagante de 5.250 pessoas.
Para quem quiser ter uma idéia por que este último Abril pro Rock de Recife entrou para a história da música independente do país, a MTV espalha por sua programação nesta sexta e sábado trechos do festival pernambucano.
Hoje, às 19h30, o "Contato MTV" mostra um especial com os shows dos grupos D-Urb, O Rappa, Brasov e Jon Spencer Blues Explosion, com cenas das apresentações e entrevistas.
Amanhã, durante todo o dia, a partir das 13h, a "Base MTV" aparece entre programas dando uma geral com mais trechos e mais entrevistas do festival pernambucano.


Texto Anterior: Música: Cássia Eller está "na paz" com rapper Xis
Próximo Texto: Asian Dub Foundation: Som explosivo faz platéia "viajar" a Calcutá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.