São Paulo, terça-feira, 27 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Um Jeito Especial com Cavalos
SBT, 15h.
  
(Horse Sense). EUA, 1999, 92 min. Direção: David Elman e Martin Gates. Com Joey Lawrence, Andy Lawrence. Jovem da cidade tem de, como castigo, passar uns tempos em uma fazenda. Lá, no entanto, ele descobrirá sua verdadeira e campestre vocação.

Slappy e a Turma
Globo, 16h.
 
(Slappy and the Stinkers). EUA, 1997, 78 min. Direção: Barnet Kellman. Com Joseph Ashton, B.D. Wong. Comédia sobre garotos que, ao visitar um aquário, têm a idéia de libertar Slappy, um leão-marinho, do cativeiro. O azar é que um ladrão tem quase a mesma idéia e age antes, isto é, rouba Slappy para vendê-lo a um circo. Infantil.

Queima de Arquivo
SBT, 22h30.
  
(Eraser). EUA, 1996, 115 min. Direção: Charles Russell. Com Arnold Scharzenegger, Vanessa Williams. Até que Arnold tentou se distinguir da obtusidade que caracteriza a média da produção americana atual. Aqui trabalha com Charles Russell, de "O Maskara". Ele é um especialista em evitar que testemunhas sejam eliminadas. No caso, deve proteger executiva de empresa que está vendendo armas secretas dos EUA para outros países. Cinema de alto orçamento, com pilhas de efeitos.

Intercine
Globo, 1h25.

Os candidatos a passar na terça são "A Morte lhe Cai Bem" (1992, de Robert Zemeckis, com Meryl Streep, Bruce Willis) e "Nas Asas da Paixão" (1996, de Alan Metzger, com Jack Wagner, Shelley Hack).

Enfrentando o Passado
SBT, 2h30.
 
(To Face Her Past). EUA, 1996. Direção: Steven Schachter. Com Patty Duke, Tracey Gold. Mulher tem de reencontrar a filha que teve quando era adolescente (e da qual se desfez), quando outra filha precisa de um transplante de medula. Feito para TV.

Chamada para um Morto
Globo, 3h15.
   
(The Deadly Affair). EUA/Inglaterra, 1966, 107 min. Direção: Sidney Lumet. Com James Mason, Simone Signoret. Mason, agente encarregado de investigar o suicídio de um colega, vê-se diante de um caso que, quanto mais ele mexe, mais se torna complexo, envolvendo desde problemas da mulher do morto (uma sobrevivente de campo de concentração) até traições conjugais. Em suma, o classudo Lumet faz aqui seu anti-James Bond.

O Anti-Herói
SBT, 4h10.
  
(Children of the Revolution). Austrália, 1996, 99 min. Dieção: Peter Duncan. Com Judy Davis, Sam Neill, F. Murray Abraham. Mulher australiana, comunista, vai à então URSS e transa com o então Stalin "himself", que aliás morre em plena cama. A mulher volta à Austrália, grávida, disposta a casar a fim de dar à criança um pai verossímil. Não falta imaginação à comédia. Vale uma espiada. Só para SP. (IA)

Imagens na memória

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O sucesso de "Segredos e Mentiras" (Warner, 13h) muito provavelmente repousa sobre um golpe sujo: a existência de uma mulher branca de todo que se descobre mãe de uma moça negra até a alma.
Mas não é isso, na verdade, o que fica na memória. Com o tempo, isso mostra sua natureza de mero excipiente. O que conta, a rigor, são as imagens da vida operária em um subúrbio, de gente tomando sol na frente de casa (ou nos fundos?).
São as relações entre a mãe pobre e a filha (a primeira, a filha branca), suas contradições e amarguras.
Se o "plot", a trama central, se mostra falho, essas imagens defendem muito bem o filme.
E, afinal, uma mãe branca com uma filha negra também não é coisa desinteressante.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! PT quer dizer Procuro Trabalho!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.