São Paulo, sexta-feira, 27 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monet é tema de 4º volume da Coleção Folha Grandes Mestres

Tela do francês batizou impressionismo; "Ninféias" foi sua série-assinatura

DA REPORTAGEM LOCAL

Paris, 1874: um grupo de artistas contrários às regras realistas do academicismo majoritário no Salão de Arte se reúne no ateliê do fotógrafo Nadar para criar um espaço paralelo, que viesse a acolher novas tendências artísticas. Entre eles, estavam Cézanne, Degas e Renoir, fundadores da cooperativa que criou o evento.
Entretanto, foi graças à pintura "Impressão, Sol Nascente" que o grupo foi batizado de impressionista, tornando-se um dos movimentos mais conhecidos da história da arte. O autor da pintura, Claude Monet, é o tema do quarto volume da Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura, que estará nas bancas no próximo domingo.
Monet (1840-1926) foi líder não só para os impressionistas como para o desenvolvimento da arte moderna. Sua popularidade e sua penetração no mercado fizeram com que, ainda em vida, visse sua obra ser reconhecida. Em 1889, 145 telas dele foram exibidas com 36 esculturas de Rodin na prestigiada galeria Sèze. Graças aos rendimentos com suas telas, Monet adquiriu, em 1890, a casa em Giverny, onde criaria a sua mais famosa série: as Ninféias.


Texto Anterior: Funarte: Frateschi quer Capanema como centro cultural
Próximo Texto: Última Moda - Alcino Leite Neto: A volta do filho pródigo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.