São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA MPB

Ná Ozzetti reafirma verve vanguardista em álbum autoral

"Meu Quintal" traz composições da vocalista do Rumo em parceiras com Luiz Tatit e Alice Ruiz, entre outros

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

De tempos em tempos, entre projetos dedicados a Rita Lee, Carmen Miranda ou ao cancioneiro clássico brasileiro, Ná Ozzetti reúne seu repertório autoral em disco. A última vez foi em 1999, quando lançou "Estopim".
Há 12 anos, portanto. Acontece que, mesmo sendo mais lembrada por seus atributos de intérprete, é como compositora que Ná realmente faz justiça ao brilho de seu passado vanguardista. "Meu Quintal", já nas lojas, é nova prova disso.
O álbum marca os 30 anos de carreira da artista, iniciada no grupo Rumo. E junta 11 peças afiadíssimas escritas por ela, em que se mantém intacta sua maneira de escrever melodias intrincadas, imprevisíveis, estranhas.
São parcerias com os letristas Alice Ruiz, Zélia Duncan, Makely Ka e Arthur Nestrovski, entre outros. Mas são os versos de Luiz Tatit, companheiro de Ná desde os tempos do Rumo, que mais perfeitamente se encaixam à sua música.
Criaturas da mesma escola, produzem canções tão uniformes que parecem saídas da mesma cabeça.
A banda é a mesma que acompanhou a Ná intérprete em "Balangandãs" (2008), o trabalho com canções do repertório de Carmen Miranda.
O irmão Dante Ozzetti e o músico Mário Manga comandam os arranjos, construídos em parceria com Sérgio Reze (bateria) e Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo).
Íntimos do universo de Ná, eles cuidam de nunca aparar demais as arestas de suas melodias. A voz agradece. Dante é coautor de "A Velha Fiando", única canção do CD que não é assinada por Ná. Os versos de Tatit fazem precisos jogos de palavras.
"Tecer o que viveu/ Uma odisseia/Que não volta mais/ Tecido é o que a velha faz", em que o último verso soa "ter sido é o que a velha faz".
Ná, 30 anos mais velha, não se escora no passado, no ter sido. Tece o adiante.

MEU QUINTAL

ARTISTA Ná Ozzetti
LANÇAMENTO Borandá
QUANTO R$ 27, em média
AVALIAÇÃO ótimo


Texto Anterior: DVD
Próximo Texto: Neta inspira o lado doce de João Cabral
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.