São Paulo, domingo, 27 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nenê e Bebel "testam" novos rostos em mostra

Marieta Severo e Guta Stresser, de "A Grande Família", experimentam programa do evento "Auto-Retrato Falado"

Instalação consiste em compor rosto a partir de banco de dados; "Tenho um nariz originalíssimo", brincou Marieta Severo

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

O rosto na tela do computador deveria ser parecido com o de Bebel, mas Nenê olhou e não gostou: "Essa aí não é você. Mamãe está te protegendo. Você é mais bonitinha". A filha, então, decidiu refazer o seu retrato.
Nenê e Bebel são as personagens de Marieta Severo e Guta Stresser na série "A Grande Família", da TV Globo. As atrizes aceitaram a proposta da Folha de experimentar o software Photocomposer, criado por Isnard Martins, usado por polícias em vários Estados do Brasil e eixo do evento "Auto-Retrato Falado", que começa na terça no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio.
A pessoa interessada entrará numa cabine e, com a ajuda de um monitor e sem consultar um espelho, procurará montar o seu próprio rosto a partir de um amplo banco de dados. Dele constam centenas de cabelos, olhos, narizes, bocas e queixos retiradas de brasileiros fotografados pela produção do evento. O auto-retrato é um quebra-cabeças.
Ao final da experiência, que deve durar no máximo 20 minutos, ela receberá um postal com uma fotografia sua, feita antes da entrada na cabine, e a imagem que criou para si própria. Os testes já feitos pelos organizadores -com famosos como Paulo Betti e anônimos- mostram que a diferença entre os rostos pode ser bem grande.
"O Paulo Betti, sem saber, montou seu retrato a partir de fotos de três mulheres e três homens, sendo um negro e uma negra. Então, a experiência abole de uma maneira lúdica as diferenças, os preconceitos. Somos todos diferentes e somos todos um só", diz o designer Jair de Souza, idealizador da instalação. "Mas vale voltar no tempo?
O Paulo rejuvenesceu uns 20 anos", brincou Marieta ao ver o auto-retrato de Betti.

Rugas
Na hora de incorporar Nenê, a atriz fez questão de alguns vincos e rugas para seu rosto (ou da personagem). "Nenê tem consciência da idade, não acha que tem cara de 25 anos", justificou. Mas Souza explica que o programa sempre deixa a pessoa mais jovem.
Como na última quinta o banco de dados ainda não estava com todos os tipos de cabelo que terá, Marieta teve que selecionar para Nenê um bem encaracolado, diferente do que aparece na TV. E mostrou conhecer bastante seu rosto, fazendo escolhas próximas da realidade e corrigindo as outras pessoas presentes na sala.
"Meu nariz não é pequenininho não, coração", disse ela, que se divertiu com a dificuldade de arrumar um órgão parecido com o seu. "Tenho um nariz originalíssimo. Nunca tinha pensado nisso."
Já Guta (ou Bebel) gostou muito de uma versão um pouco mais afilada de seu nariz "batatudo". "Depois da plástica vou ficar assim", garantiu.
A produção de seu auto-retrato foi uma produção de auto-sarcasmos e risos: "nada de queixo"; "boca virada para baixo"; "pega aquele desenho, entorta tudo e dá eu" -referindo-se a um esforço de outras quatro pessoas para criar na tela uma imagem de Bebel.
"Se você brinca com esse programa, é muito bom. Mas, se leva a sério, pode ser uma grande agonia não conseguir se encontrar", diz o designer Jair de Souza. Nenê e Bebel optaram pela brincadeira.


AUTO-RETRATO FALADO
Quando:
de ter. a dom., das 10h às 21h; até 8/7
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (rua 1º de Março, 66, Rio, 0/xx/21/ 3808-2020)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: As campeãs da TV paga
Próximo Texto: Antigo, "ER" é a maior surpresa de ranking da TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.