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FERREIRA GULLAR
Os toxumanos
Às vezes, a história caminha guiada por fatores que o homem não pode controlar
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SEGUNDO A discutível opinião de
alguns cientistas sociais, a
principal causa dos atuais problemas que levaram ao colapso de
Toxu foi a revolução econômica que
alterou radicalmente os hábitos e os
valores dos toxumanos. As alterações foram minando as bases em
que se apoiava a sociedade, a começar pelo surto industrial que provocou intensa migração de trabalhadores do interior para a capital, fazendo-a inchar do dia para a noite
como um tumor maligno. Pela primeira vez, o povo toxumano conheceu, de fato, a miséria, dados os baixos salários pagos aos operários por
uma jornada que chegava a 15 horas
por dia e os obrigavam a morar em
cortiços infectos, povoados de lacraias, ratos e a alimentar-se de sopa
azeda e pão mofado.
Enquanto isto, as descobertas
científicas corroíam as certezas seculares em que as pessoas se apoiavam, levando por água abaixo os valores morais e religiosos: as meninas
se prostituíam, enquanto as famílias
se desagregavam. Em compensação,
uma nova idade (com automóveis e
eletricidade) surgia de dentro da velha, revelando um novo tipo humano desinibido, que acreditava mais
na livre iniciativa do que em Deus,
mais nas leis do mercado do que na
ética. O país modernizou-se, e, depois da máquina a vapor e da locomotiva, vieram o avião, o tanque de
guerra, o telefone, o cinema, o rádio,
a televisão. Isto no curso de apenas
algumas décadas.
Em lugar do pensamento religioso, conservador e às vezes hipócrita,
brotou uma nova visão intelectual
que questionava profundamente os
valores estabelecidos e propunha
novas idéias que assustavam as senhoras pias mas também os empresários e o militares. O mais brilhante
dos novos filósofos afirmava que valores como a compaixão, a solidariedade e o amor ao próximo foram inventados pelos fracos e covardes,
pois os fortes amavam a luta, a festa
e a guerra. "A vida é impulso vital,
não tem lógica; a lógica foi inventada
para domesticar a paixão, que é o
verdadeiro motor da existência",
afirmava ele.
Boa parte da juventude empolgou-se com essas idéias e passou a
olhar seus pais e avós como criaturas emasculadas que haviam renunciado a viver a vida verdadeira. Não
eram exemplos a ser seguidos.
Certamente nem todo mundo
aderiu a essas idéias, mesmo porque
a maioria da sociedade é sempre
conservadora, temerosa de mudanças que comprometam sua segurança. Por isso, em resposta à nova filosofia , os padres e seus seguidores intensificaram a pregação da fé religiosa e da moral tradicional.
Mas, como se sabe, a história não
aprende a caminhar nos tratados de
filosofia. Ela muitas vezes caminha à
doida, guiada por fatores que o homem não pode controlar. E assim
surgiu uma nova geração de jovens
rebeldes que passou a fazer, em canções e baladas, o elogio dos alucinógenos. Era como se dissessem: "O
futuro é dos porcos e o presente é
nosso".
Sempre houve em Toxu quem
consumisse drogas. Mas, desta vez,
eram milhares e milhares de garotos
e garotas que, pelo país afora, aderiram a elas. Em face da crescente demanda, o tráfico ampliou-se rapidamente e, com ele, a cobiça e a disputa
pelos pontos de droga. Cresceu também a repressão policial e a corrupção da polícia pelos traficantes, que
agora dispunham de dinheiro a rodo
para comprar também juízes e políticos. Na verdade uma nova força
econômica emergira no planeta, e
fora da lei. Por isso, não podem recorrer a ela para resolver suas disputas: têm que fazê-lo pelas armas,
num jogo de vida ou morte.
Deste modo, uma guerra sem
quartel alastrou-se por quase todo o
país, pondo em risco a vida da população, que passou a viver em permanente estado de pânico.
O amplo consumo aumentou as
conseqüências derivadas da droga,
pois, embora na maioria das pessoas
apenas provoque excitação, em
muitas provoca surtos psicóticos.
Assim foi que se multiplicaram os
casos de netos assassinando avós, filhos matando pais, jovens suicidando-se em estado de delírio. Nem por
isso a gente de classe média alta e os
ricos -os maiores consumidores de
drogas- desistiram de comprá-las.
Depois de alguns anos, a disputa
pelo mercado de tóxicos estendeu-se a cada bairro, a cada avenida, a cada viela -e que o sangue corria pelas
sarjetas como a água da chuva. Ao
fim de poucos anos, o que restava da
gente toxumana eram trastes humanos vagando por cidades fantasmas.
Para alguns estudiosos, porém, isto não passa de maledicência, pois o
que de fato tirou Toxu do mapa foi,
segundo eles, a erupção do vulcão
Ékstazy ocorrida no ano 3005.
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