São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2010

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Rio será capital mundial da moda praia

Fashion Rio concentrará todos os desfiles de "beachwear" a partir de 2011 e desbancará evento feito em Miami

Paulo Borges, diretor da SPFW e da semana carioca, que vai de hoje a 1º/6, diz que estilistas aceitaram transferência

VIVIAN WHITEMAN
EDITORA-INTERINA DE MODA

Perdeu, Miami. A partir do segundo semestre de 2011, o Fashion Rio vai finalmente ganhar o título de maior evento de moda praia do mundo, desbancando a Mercedez-Benz Fashion Week Swim, que acontece anualmente na cidade americana.
A façanha será alcançada com uma manobra aparentemente simples, mas que envolve grandes negócios: todas as grifes de moda praia que desfilam atualmente na São Paulo Fashion Week fecharam um acordo de transferência para o Fashion Rio.
A novidade faz parte das estratégias de Paulo Borges, CEO da Luminosidade, a empresa responsável pela organização da SPFW, que, em 2009, assumiu também o Fashion Rio. "Temos o know-how, o talento e o cenário ideais para a moda praia há anos. Só faltava criar uma estrutura para tomarmos posse desse espaço", diz Borges.
Tanto a Luminosidade quanto as duas semanas de moda pertencem ao grupo de investimentos InBrands.
"Houve divergências e não conseguimos agitar tudo para a edição de 2010. Mas, depois, ficou claro para todos que a mudança vai fortalecer não só o evento, mas também as grifes, que ganharão mais exposição", diz Borges sobre o processo, que começou no início do ano.
Com a novidade, a escalação do "time do biquíni" do Fashion Rio reunirá as grifes Lenny, Salinas, Blue Man, Triya, Luiza Bonadiman, Cia Marítima, Poko Pano, Água de Coco e Movimento. A biquineira de luxo Adriana Degreas, que estreia na SPFW, também deve entrar na onda.
A exceção fica por conta da Rosa Chá, que anunciou mudanças de estilo e deve deixar a moda praia em segundo plano nos desfiles.
Mas os planos de Borges são maiores. Ele quer fazer do evento carioca uma plataforma para o lançamento de "cruise collections" -coleções de meia-estação na linha casual-chique.
Essas coleções completariam o pacote do que a indústria chama de "lifestyle". Ou seja, além do biquíni, a roupa e os acessórios para circular na orla de Ipanema, ir às festas "quentes" etc.
"Ninguém mais quer saber de underground, de luxo convencional, de formalidade. O mundo inteiro deseja o estilo leve do Brasil, especialmente o do Rio", analisa Borges. A "Wallpaper" confirma: a badalada revista encerra o Fashion Rio com a festa de lançamento de uma edição bilingue, totalmente dedicada à parcela privilegiada do "lifestyle" brasileiro.

EM SÃO PAULO
Enquanto o verão decola no Rio, em São Paulo, a cenógrafa Daniela Thomas começa a montar a decoração da São Paulo Fashion Week.
Para ilustrar o tema da vez, que falará de espírito coletivo, ela criou um clima de pracinha no prédio da Bienal, com direito a uma roda-gigante que funcionará de verdade e será instalada no vão central. Um tobogã ligando os dois primeiros pisos também está no projeto.


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