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Rio será capital mundial da moda praia
Fashion Rio concentrará todos os desfiles de "beachwear" a partir de 2011 e desbancará evento feito em Miami
Paulo Borges, diretor da SPFW e da semana carioca, que vai de hoje a 1º/6, diz que estilistas aceitaram transferência
VIVIAN WHITEMAN
EDITORA-INTERINA DE MODA
Perdeu, Miami. A partir do
segundo semestre de 2011, o
Fashion Rio vai finalmente
ganhar o título de maior
evento de moda praia do
mundo, desbancando a Mercedez-Benz Fashion Week
Swim, que acontece anualmente na cidade americana.
A façanha será alcançada
com uma manobra aparentemente simples, mas que envolve grandes negócios: todas as grifes de moda praia
que desfilam atualmente na
São Paulo Fashion Week fecharam um acordo de transferência para o Fashion Rio.
A novidade faz parte das
estratégias de Paulo Borges,
CEO da Luminosidade, a empresa responsável pela organização da SPFW, que, em
2009, assumiu também o
Fashion Rio. "Temos o know-how, o talento e o cenário
ideais para a moda praia há
anos. Só faltava criar uma estrutura para tomarmos posse
desse espaço", diz Borges.
Tanto a Luminosidade
quanto as duas semanas de
moda pertencem ao grupo de
investimentos InBrands.
"Houve divergências e não
conseguimos agitar tudo para a edição de 2010. Mas, depois, ficou claro para todos
que a mudança vai fortalecer
não só o evento, mas também as grifes, que ganharão
mais exposição", diz Borges
sobre o processo, que começou no início do ano.
Com a novidade, a escalação do "time do biquíni" do
Fashion Rio reunirá as grifes
Lenny, Salinas, Blue Man,
Triya, Luiza Bonadiman, Cia
Marítima, Poko Pano, Água
de Coco e Movimento. A biquineira de luxo Adriana Degreas, que estreia na SPFW,
também deve entrar na onda.
A exceção fica por conta
da Rosa Chá, que anunciou
mudanças de estilo e deve
deixar a moda praia em segundo plano nos desfiles.
Mas os planos de Borges
são maiores. Ele quer fazer
do evento carioca uma plataforma para o lançamento de
"cruise collections" -coleções de meia-estação na linha casual-chique.
Essas coleções completariam o pacote do que a indústria chama de "lifestyle". Ou
seja, além do biquíni, a roupa e os acessórios para circular na orla de Ipanema, ir às
festas "quentes" etc.
"Ninguém mais quer saber
de underground, de luxo
convencional, de formalidade. O mundo inteiro deseja o
estilo leve do Brasil, especialmente o do Rio", analisa Borges. A "Wallpaper" confirma: a badalada revista encerra o Fashion Rio com a festa
de lançamento de uma edição bilingue, totalmente dedicada à parcela privilegiada
do "lifestyle" brasileiro.
EM SÃO PAULO
Enquanto o verão decola
no Rio, em São Paulo, a cenógrafa Daniela Thomas começa a montar a decoração da
São Paulo Fashion Week.
Para ilustrar o tema da vez,
que falará de espírito coletivo, ela criou um clima de pracinha no prédio da Bienal,
com direito a uma roda-gigante que funcionará de verdade e será instalada no vão
central. Um tobogã ligando
os dois primeiros pisos também está no projeto.
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