São Paulo, quarta, 27 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Globo quer mudar sábado e domingo

da Sucursal do Rio

Não é o horário da 22h40, no qual estréia hoje a minissérie "Hilda Furacão", a principal preocupação da Globo.
"O sábado e o domingo são os dias que mais precisam passar por mudanças", disse a superintendente-executiva da emissora, Marluce Dias da Silva, durante o coquetel de lançamento da minissérie, na noite de anteontem, no Rio.
No sábado a noite, a Globo tem perdido em audiência para o "A Praça É Nossa", do SBT. E, domingo passado, a emissora teve provas de que a disputa pelo público entre o "Domingão do Faustão", da Globo, e o "Domingo Legal", do SBT, apresentado por Gugu Liberato, é realmente motivo para preocupação.
O uso de uma foto onde supostamente estaria registrada uma aparição sobrenatural do cantor João Paulo -que morreu num acidente de carro em setembro do ano passado- acirrou a concorrência entre as duas emissoras.
O programa de Fausto Silva tinha o negativo da foto, com exclusividade, e o colocou no ar "sem sensacionalismo", como disse Marluce.
Mas uma hora depois, Gugu também colocou no ar a mesma imagem, tirada de um jornal, que a publicara na quarta-feira, e foi mais além. Levou para o programa parapsicólogos para discutir o assunto.
Conclusão. Gugu liderou a audiência no domingo, atingindo uma média de 21 pontos no Ibope, enquanto a Globo ficou com 16.
"Mando o meu abraço para o Gugu e o Magrão (Roberto Manzoni, diretor-geral do 'Domingo Legal'). Eles souberam reconhecer o que é uma boa matéria e tiveram agilidade para realizá-la", disse Roberto Talma, diretor-geral do "Domingão do Faustão".
Mesmo garantindo que tem "autonomia total" na realização do programa, "porque, se não fosse assim, pegava minhas trouxas e me mandava", Talma não conseguiu explicar porque a Globo não explorou melhor a matéria.
O diretor fez um contrato de seis meses com a Globo, que termina em setembro, para fazer modificações no "Domingão do Faustão".
Por enquanto, para concorrer com o SBT nas tardes de domingo, ele pretende, "no máximo até agosto", passar a gravar o "Domingão do Faustão" em São Paulo. Além disso, "apesar de ser amigo do Fausto", fez considerações à postura do apresentador.
"Ele precisa se enquadrar melhor no programa", disse Talma, sem de novo querer dar mais explicações.

"Você Decide"
O "Você Decide", que vai ao ar as quintas-feiras, às 21h20, outro horário considerado estratégico para a Globo, segundo o diretor Wolf Maya, foi modificado por causa da disputa pela audiência. Neste caso, o alvo é o programa "Ratinho Livre", da Record.
Maya, foi convidado pelo diretor de criação Daniel Filho, para "reformar" o programa. Ele pretende a partir de agora mostrar "crônicas do cotidiano". E cada programa será realizado por autores e diretores diferentes.
O episódio "O Flagrante", que vai ao ar amanhã, vai falar sobre maconha.
"Para falar a verdade eu nem assistia ao "Você Decide', mas, pelo que sei, os assuntos eram tratados de forma muito parecida com novela. O problema estava aí", disse Maya, que garante que as mudanças "não têm nada a ver com o briga pela audiência com o Ratinho". (ANNA LEE)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.