São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série

Futura exalta o "bom" jeitinho brasileiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Seu Francisco é um dos personagens de "O Bom Jeitinho Brasileiro", série que o Canal Futura estréia hoje. Não é o primeiro, mas é emblemático.
O "mau" jeitinho, explica-nos o programa, é o desrespeito às leis. "O Bom Jeitinho", diz o material promocional, "vai mostrar a infinita capacidade das pessoas de inventar soluções para os seus problemas".
Os problemas de seu Francisco são os seguintes, entre outros: perdeu o pai alcoólatra aos nove anos, casou-se com uma moça que começou a chifrá-lo na Paraíba e não parou até o Rio, pirou, foi parar numa instituição psiquiátrica, saiu, vive sozinho, toma café-da-manhã de favor na casa de uma prima.
Mas seu Francisco inventou uma espécie de tijolo fabricado com garrafas pet e entulho de obra. Troço tremendamente ecológico, ambientalmente correto, econômico. A invenção não resolveu os problemas de seu Francisco.
Porque "jeitinho brasileiro", na verdade, é o que desgraçados como seu Francisco podem fazer com as raspas e restos que a sociedade lhes atira. Como garrafas pet, cursos de reciclagem em ONGs, aulas de samba e tecelagem folclórica.
Quando ouço falar em garrafas pet, saco meu revólver. Mas as garrafas pet são indestrutíveis. E revólver, a essa altura da guerra civil no país, não passa de jeitinho brasileiro. (RAFAEL CARIELLO)

O BOM JEITINHO BRASILEIRO
Quando:
hoje, às 22h30
Onde: Canal Futura


Texto Anterior: Erudito: Flo Menezes ganha prêmio na Alemanha
Próximo Texto: Crítica: Vale de lágrimas merece olhar de curiosidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.