São Paulo, sábado, 27 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fenômeno da internet, Twitter conquista a TV

Apresentadores brasileiros usam o microblog para se aproximar da audiência

Oprah Winfrey ajudou a alavancar popularidade do site que agora é usado pelas TVs para expandir conteúdo e dialogar com o público


GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

O apresentador da MTV Marcos Mion queria poder ter mandado um recado para Sílvio Santos falar na TV, ao vivo, nos anos 1980. Não poderia, já que naquela época não havia twitter, sistema de troca de mensagens supercurtas que cresceu dez vezes em um ano.
E quem imagina Silvio e seu microfone na lapela usando o microblog? A "missão" ficou a cargo de sua filha Patrícia Abravanel que usa o Twitter para cutucar a concorrência ou falar sobre a novela "Véu de Noiva".
A lista de personalidades da TV brasileira que aderiu ao Twitter é variada. Também estão lá a superpop Luciana Gimenez e o tradicional "Roda Viva". Assim como o "Descarga", de Mion, que exibe mensagens enviadas pelo site.
"Sempre me mandam coisas engraçadas", diz Mion. Ele considera o serviço uma forma de fidelizar a audiência. "Imagina, quando eu era moleque, ouvir o Sílvio falar: "olha o que o Mion mandou". Agora eles [público] podem".
"É a TV multiplataforma. Eu acompanhei a final da NBA [há duas semanas] pela televisão e vi os comentários do Shaquille O'Neal pelo Twitter. Você tem ideia do que é isso?", conta.
O astro do basquete é uma das pessoas mais seguidas no serviço. Entre os brasileiros, as contas pessoais dos apresentadores do "CQC", o perfil do "Fantástico", o técnico do Corinthians Mano Menezes e Marcos Mion estão entre os mais populares.
Luciano Huck entrou há 20 dias e já está nesse rol. Ele, que nunca teve "MySpace, Orkut, nem nada" acha o Twitter eficiente, mas minimiza o retorno em audiência proporcionado pelo microblog -e nem pretende misturar as coisas.
"O legal é falar como pessoa física, dar links de músicas, dicas", diz. No entanto, ele já falou sobre os bastidores de seu programa no site.

Século 21
Foi uma megacelebridade da televisão norte-americana a responsável por fazer o Twitter deixar de ser um site adotado por usuários intensivos de internet e se tornar conhecido por pessoas comuns. Em abril, a apresentadora Oprah Winfrey disse "se sentir no século 21" por adotar o site.
No dia seguinte, 37% de todos os acessos era de novos visitantes, de acordo com a empresa de pesquisa Hitwise.
Antes da entrada de Oprah no Twitter, o "Roda Viva" já experimentava o recurso. "Usar essas ferramentas interativas no "Roda" é uma forma de dialogar com uma audiência muito importante para a "Cultura", os jovens", diz Ricardo Mucci, coordenador de novas mídias da emissora.
O programa de entrevistas já convidou twitteiros -como são chamadas as pessoas que mandam mensagens pelo serviço- para participar da gravação do programa. "Eles falam sobre o clima da gravação, sobre as reações do entrevistado."
"É uma forma de atrair e tornar fiel uma audiência nova para o programa. Eles também conseguem assistir ao vivo pela internet e até mandar perguntas pela página do "Roda", diz.


Texto Anterior: Artes plásticas: Exposição Contraluz termina hoje
Próximo Texto: Laertevisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.