São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

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FILMES

Tarzan e Jane   
Globo, 13h05; classificação indicativa não informada. (Tarzan and Jane). EUA, 2002, 75 min. Direção: Victor Cook, Steve Loter e Don MacKinnon.
Este desenho produzido pela Disney (a divisão de TV do estúdio, que fique claro), conta algumas pequenas histórias com os clássicos personagens de Tarzan e Jane em aventuras na selva. O filme não está bem cotado no site norte-americano IMDB. Por isso, olhos alertas. Inédito.

Esqueceram de Mim    
Record, 21h30; livre. (Home Alone). EUA, 1990, 90 min. Direção: Chris Columbus. Com Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern.
Família esquece o filho ao sair de férias. No início, o garoto (Culkin) se acha no paraíso. Depois, terá de defender sua casa contra dois bandidos (Pesci e Stern). Desses dois, no mais, virá o essencial em matéria de humor. Comédia familiar, pela proposição e pelo pensamento. A criançada costuma preferir o segundo exemplar da série, no qual o menino é deixado sozinho, mas não em casa, e sim num hotelzão de Nova York.

Efeito Colateral  
SBT, 22h30; não recomendado para menores de 16 anos. (Collateral Damage). EUA, 2002, 109 min. Direção: Andrew Davis. Com Arnold Schwarzenegger, Elias Koteas, Francesca Neri.
Depois de perder a família em um ataque terrorista, Arnold decide buscar o responsável pelo fato onde ele estiver. A Colômbia não deixa de ser uma boa hipótese, não é? Apesar do ator e do diretor, não emplacou.

Assalto sobre Trilhos   
Globo, 23h40; classificação indicativa não informada. (Money Train). EUA, 1995, 109 min. Direção: Joseph Ruben. Com Wesley Snipes, Woody Harrelson, Jennifer Lopez.
Irmãos de criação (Snipes e Harrelson) trabalham como seguranças do metrô de Nova York e sonham roubar o trem que recolhe, diariamente, a féria do dia. Entrementes, ambos se apaixonam pela bela do metrô (Lopez), o que estremece seu relacionamento (e seus planos). A mesma dupla de "Homens Brancos Não Sabem Enterrar". Deles e de Jennifer Lopez pode-se esperar alguma alegria.

Oliver Twist    
Globo, 1h35; classificação indicativa não informada. (Oliver Twist). Inglaterra/República Tcheca/França/Itália, 2005, 130 min. Direção: Roman Polanski. Com Ben Kingsley, Barney Clark, Jamie Foreman.
Após o excepcional "O Pianista", Polanski volta-se para outro marco de nossa história -no caso, a clássica obra de Victor Hugo já adaptada ao cinema por David Lean em 1948. A vida do menino Oliver (Barney Clark), maltratado pelas condições parcas de seu meio (do mundo, decerto), é tratado com bastante reverência pelo cineasta, o que não deixa de ser uma opção arriscada e que cria fissuras no filme. Mas o filme não é nem um pouco ingênuo, tratando-se de Polanski. Inédito.

Evidências de um Assassinato  
Bandeirantes, 2h; não recomendado para menores de 14 anos. (A Passion to Kill). EUA,1994, 96 min. Direção: Rick King. Com Scott Bakula, Chelsea Field, Sheila Kelley, John Getz.
Chelsea Field se casa com John Getz, mas logo bate as asas a Scott Bakula, que está bem a fim dela. Com isso, a sorte do pobre marido está lançada: ele tem que morrer. A seguir, a questão: quem é o culpado? Ou seja, caia fora!

Fargo    
SBT, 3h45; não recomendado para menores de 16 anos. (Fargo). EUA, 1996, 97 min. Direção: Joel Coen. Com Frances McDormand, William H. Macy, Steve Buscemi.
Um vendedor de carros trama o seqüestro da própria mulher, para ver se o sogro paga o resgate e o livra das muitas dívidas. Além dele, a figura central do filme é a delegada que, diligentemente, investiga o caso. A ambientação (num inverno gélido) é o forte, assim como os atores centrais. Mas, vamos convir, como sempre com os Coen, não vamos assim tão longe.

Gamebox 1.0 - O Jogo da Morte  
Globo, 3h45; classificação indicativa não informada. (Gamebox 1.0). EUA, 2004, 83 min. Direção: David e Scott Hillenbrand. Com Nate Richert, Danielle Fishel, Patrick Cavanaugh.
Perito em testar videogames recebe um jogo no qual há um interessante capacete que constrói uma realidade virtual. No uso da coisa, ele percebe que suas próprias memórias são utilizadas pela engenhoca. O fato é que, numa arte que já nos deu a genialidade de "eXistenZ", de David Cronenberg, partindo do mesmo assunto e chegando a resultados estratosféricos, é meio duro engolir um filme com tal equipe de realizadores e a esta hora da madrugada. Inédito.
(IA e PAULO SANTOS LIMA)



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