São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mar sem fim

Em seu 35º espetáculo, Grupo Corpo atravessa o Atlântico e rastreia na Galícia origens medievais das culturas populares brasileiras

AMANDA QUEIRÓS
ENVIADA ESPECIAL A BELO HORIZONTE

O tráfego de gente, cultura e lembranças pelas águas entre Brasil e Galícia é o mote do novo espetáculo do Grupo Corpo, que estreia no próximo dia 4 no Teatro Alfa.
Com coreografia de Rodrigo Pederneiras, "Sem Mim" se debruça sobre as dores de amores perdidos e cantados naquela região da Espanha durante o período medieval.
Protagonista indireto de todos os versos, o mar se transforma, no palco, em um elo que evidencia o quão próximo esses lamentos estão da cultura popular brasileira.
Assim como em todos os trabalhos recentes do grupo, a coreografia nasceu da trilha, que sintoniza com o tipo de movimento transformado em assinatura do Corpo.
Neste modo de dançar, os bailarinos se deixam guiar sempre pelos quadris, desenhando linhas sinuosas e sensuais, algo que se tornou sinônimo de dança contemporânea brasileira e que ajudou a projetar a companhia de 36 anos no exterior.
Criada por José Miguel Wisnik e Carlos Núñez, a música teve origem em sete "cantigas de amigo" (ou de amor) escritas pelo poeta Martín Codax no século 13, na cidade de Vigo, na Galícia.
"Elas têm muita ornamentação melódica e são em geral interpretadas como peças eruditas. Buscamos reatá-las com a expressão da canção e com o fundo popular que existe nelas", explica Wisnik.
Assim, instrumentos antigos, como gaita de fole e ocarina, misturam-se à viola, e o som típico dos pandeiros de Vigo torna-se o prenúncio das batidas de escolas de samba.
Para completar o toque de brasilidade, um time da MPB foi escalado para entoar os versos galegos. Estão lá Chico Buarque, Milton Nascimento, Mônica Salmaso, Jussara Silveira, Ná Ozzetti, Rita Ribeiro e o próprio Wisnik.

LONGA PESQUISA
Em geral, uma trilha encomendada pela companhia leva três meses para ficar pronta. A música "Sem Mim", no entanto, precisou de dez. "É um trabalho desenvolvido à distância, em dois países, com muitas camadas musicais e vozes", justifica.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.