São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Peça funde delicadeza e vigor de canções

No palco do Teatro Alfa, "Sem Mim" fará contraponto com "O Corpo" (2000), que tem trilha de Arnaldo Antunes

No segundo semestre, grupo começa a construção de sua nova sede, que terá modelo de centro cultural

José Luiz Pederneiras/Divulgação
"Sem Mim", coreografado por Rodrigo Pederneiras

DA ENVIADA A BELO HORIZONTE

"Sem Mim" abandona a estética urbana adotada pelo Corpo em trabalhos recentes, como "Ímã" (2009) e "Breu" (2007), e explora a delicadeza dos gestos.
Dentro do repertório do grupo, está mais próximo de "Bach" (1996), no qual partituras do compositor alemão foram retrabalhadas para estabelecer uma ponte com o universo barroco mineiro.
Para o coreógrafo Rodrigo Pederneiras, esse aspecto mais suave se deve ao tipo de força contida nos versos cantados ao longo da trilha.
"Todas as canções têm esse sentimento de esperança das pessoas que ficam olhando para o mar à espera de um amor. E esse mar é masculino e feminino ao mesmo tempo. É vigoroso, mas também delicado", diz.
Um dos versos deu, inclusive, nome à peça, que tem iluminação e cenografia de Paulo Pederneiras e figurinos de Freuda Zechmeister -colaboradores usuais do grupo.
No programa montado para a temporada no Alfa, "Sem Mim" fará contraponto com "O Corpo", criada em 2000 com trilha de Arnaldo Antunes, cuja performance dialoga com o corpo-máquina.

NOVA CASA
O segundo semestre de 2011 marca o início de uma mudança para o grupo. É quando começam as obras da nova sede, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.
"Gosto de pensar que será uma fábrica de cultura", afirma Paulo, que também dirige a companhia. A ideia é que o espaço atue como uma espécie de centro cultural.
Patrocinado pela Petrobras, o Corpo é referência da dança contemporânea brasileira no exterior, e mais da metade de suas turnês se dá fora do país.
Após São Paulo, a companhia segue para Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na sequência, percorre a França.

A jornalista AMANDA QUEIRÓS viajou a convite do grupo

SEM MIM
QUANDO de 4 a 14/8; qua., qui., e sáb., às 21h, sex., às 21h30, e dom., às 18h
ONDE Teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 0/xx/11/5693-4000)
QUANTO de R$ 40 a R$ 100
CLASSIFICAÇÃO livre


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Foco: Manifestação ocupa Funarte e exige mais verba para a cultura
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.