São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Microssérie da Globo será gravada em domo

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

"Hoje É Dia de Maria", microssérie de oito capítulos que a Globo exibe em janeiro, será gravada dentro de uma inédita cúpula coberta, que misturará estúdio com cidade cenográfica e reproduzirá ambientes como um sítio, um córrego, uma estrada deserta e uma vila, pelos quais a personagem principal (Maria) irá passar.
O diretor Luiz Fernando Carvalho chama o espaço cenográfico, que já está sendo montado, de "domo". As gravações começam em outubro, com Letícia Sabatella, Fernanda Montenegro e Rodrigo Santoro no elenco.
"Se fôssemos gravar em um estúdio convencional, ficaríamos limitados. O nosso domo é um antigo palco do Rock in Rio, agora reciclado, que Lia Renha [diretora de arte] sugeriu por ser circular. Ele está sendo montado sobre um solo natural, sem base de concreto. Tenho liberdade para abrir buracos no chão e trabalhar com vários elementos naturais, como o fogo, a água etc. (coisa impossível em um estúdio)", diz Carvalho.
Segundo o diretor, o uso do domo é uma "necessidade da linguagem" da microssérie. Ele permite uma cenografia em 360º _que nos estúdios normais é de 180º.
Inspirada em contos populares coletados por Câmara Cascudo e Sílvio Romero, "Hoje É Dia de Maria" (nome provisório) tem texto de Luiz Alberto de Abreu (dramaturgo paulista) e Luiz Fernando Carvalho, baseado em original de Carlos Alberto Soffredini.

OUTRO CANAL

Aperto 1
A Band retomou o "60 Minutos", programa de documentários. Planeja estreá-lo já em setembro, na faixa das 22h. Para tanto, ainda negocia com Gilberto Barros a redução do número de edições do "Boa Noite, Brasil", que é diário.

Aperto 2
Por contrato, a Band é obrigada a dar a Barros um programa diário. Ele, depois de muita pressão, estaria cedendo.

Ato falho
Ontem de manhã, a Band exibiu chamada da série "Dragnet", anunciando-a para dia 13, às 22h, horário do "Boa Noite Brasil". A chamada já saiu do ar. Mas, além do "60 Minutos", a Band também quer emplacar "Dragnet" no espaço de Gilberto Barros.

Reversão
A Record já cogita um novo programa diário, noturno, para Marcelo Rezende, que não gostou nada do fim do "Cidade Alerta". E Lino Rossi, que cobria folgas de Rezende, foi demitido.

Espirro
Ex-diretor do "Domingo Legal", Roberto Manzoni foi demitido por Marlene Mattos da Band, onde comandava o "Jogo da Vida". A TV voltou atrás e diz que estuda um projeto para ele.

Apagão
Luciana Gimenez deixou de apresentar o "Superpop" de anteontem 15 minutos antes de o programa acabar. Na Rede TV!, fala-se que ela estressou com o diretor. Ela nega: "Tive uma virose, estava com febre, minha pressão caiu e fui para o hospital".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Atenas 2004! Brasil é ouro em Welaton!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.