São Paulo, domingo, 27 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos enfrentam Bauer no Emmy

"Grey's Anatomy", que reúne aspirantes a cirurgião, disputa com "24 Horas" o prêmio de melhor série dramática do ano

Sucessos de público, "Lost" e "Desperate Housewives" ficaram de fora das disputas mais visadas; lista também inclui seriados veteranos

BRUNO SEGADILHA
LUCAS NEVES

DA REPORTAGEM LOCAL

Às vésperas de iniciar o terceiro ano de residência, a turma do Seattle Grace Hospital chega nesta noite à cerimônia de entrega do Emmy (o mais importante prêmio da TV americana, que o Sony transmite às 21h) com a missão de defender o favoritismo da série-sensação "Grey's Anatomy". Essa e as outras nove séries lembradas nas duas principais categorias (melhores comédia e drama) vão ao ar na TV a cabo brasileira.
Responsável (ao lado de "Lost" e "Desperate Housewives") por recuperar a audiência da combalida rede ABC, "Grey's" e seu perfil dos tropeços profissionais e afetivos de um quinteto de aspirantes a cirurgião concorrem a 11 estatuetas, perdendo só para "24 Horas" (12). As indicações incluem as de série dramática, atriz coadjuvante e roteiro.
Lançado em março de 2005, o seriado "decolou" na audiência depois de ter um episódio exibido após o Superbowl, em fevereiro passado. Em julho, o drama foi aclamado "programa do ano" pela Associação de Críticos de TV dos EUA.
Se por um lado "Grey's Anatomy" tem agradado aos fãs e à crítica norte-americana, este também pode ser finalmente o ano da série "24 Horas". Desde sua estréia nos EUA, em 2001, o programa concorre todos os anos, sem sucesso, nas categorias série dramática e ator (Kiefer Sutherland).
Neste ano, "24 Horas" continua na briga pelos dois prêmios, com a vantagem de ser uma das poucas séries que conseguiram elevar a audiência já em sua quinta temporada nos EUA. O quinto dia de Jack Bauer registrou uma média de televisores ligados 16% maior do que a da quarta temporada.

Bola murcha
"Lost", que levou o prêmio de melhor série dramática em 2005, recebeu nove menções neste ano, mas não concorre ao bicampeonato. Hoje à noite, o programa pode levar os troféus de roteiro e direção.
Também em baixa está o mulherio de "Desperate Housewives". Concorrendo por uma temporada considerada irregular, a comédia viu suas protagonistas ficarem fora da corrida.
Na lista dos veteranos, "Família Soprano" concorre a sete prêmios, dentre eles o de série dramática, ator coadjuvante e roteiro. Exibido pela primeira vez em 1999, o programa só não foi indicado quando não exibiu capítulos novos (2003 e 2005).
Algumas produções canceladas também foram lembradas, como "A Sete Palmos" (nove indicações), "The West Wing" (seis) e "The Comeback", que marcou a volta à TV de Lisa Kudrow, a Phoebe de "Friends".


Texto Anterior: Temporada de 'Carioca' começa nesta quarta-feira
Próximo Texto: Na TV brasileira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.