São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2010

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CRÍTICA MÚSICA

Lançamento resgata gravações originais de Sinatra e Jobim

Novidade são as versões das músicas "Sabiá", "Bonita" e "Desafinado", faixas rejeitadas pelo cantor americano


POR QUE TOM AO VIOLÃO E NÃO AO PIANO? OS AMERICANOS DE 1967 NÃO ESTAVAM PRONTOS PARA UM MORTÍFERO "LATIN LOVER" QUE NÃO TOCASSE VIOLÃO

RUY CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Em 1957, Dolores Duran terminou de escrever a letra de "Por Causa de Você" ("Ah, você está vendo só/ Do jeito que eu fiquei/ E que tudo ficou...") e cantou-a para seu parceiro Tom Jobim. Este, olhando as nuvens pela janela, perguntou: "Já imaginou, Dolores, o Sinatra cantando a nossa música?". E Dolores, com os pés no chão: "Ora, Tom, o Sinatra só vai cantar a nossa música no dia em que o homem for à Lua!".
O pessimismo de Dolores tinha razão de ser. Naquele ano, o homem ainda não mandara para o espaço nem um reles satélite (o que só aconteceria em outubro, com o russo Sputnik). E a comparação com a Lua mostra o grau de inatingibilidade de Sinatra. Os dois representavam sonhos impossíveis.
Bem, 12 anos depois, no dia 11 de fevereiro de 1969, Frank Sinatra gravou "Don't Ever Go Away" ("Por Causa de Você"), de Tom Jobim e Dolores Duran -cinco meses e nove dias antes que o homem pisasse a Lua pela primeira vez, no dia 20 de julho.

LP MÁGICO
Na verdade, ainda antes, em janeiro de 1967, Sinatra já incorporara Jobim à sua galáxia, com o álbum "Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim", o próprio Jobim participando da gravação. A química daquele encontro resultara num mágico LP de dez faixas, cuja capa mostrava Sinatra ao microfone e Tom ao violão, envoltos numa névoa de cigarros, perfeitamente adequada para a época.
Por que Tom ao violão, e não ao piano, que era o seu instrumento? Porque, como ele me contou, os americanos de 1967 ainda não estavam preparados para um mortífero "latin lover" -como tentaram vendê-lo- que não tocasse violão. Quem não engoliu a história foi João Gilberto. Ele achava que Tom deveria tê-lo convidado para tocar violão no disco.
Mas Tom nunca se arriscaria a que João Gilberto tentasse corrigir a afinação de Sinatra ou quisesse obrigar o homem a gravar uns 50 "takes" de "Dindi".
Para a Warner-Reprise, o 19º lugar do disco (em 100) na categoria LP e os sete meses nas paradas, puxados pelo sucesso de "The Girl from Ipanema", tornavam obrigatório um repeteco. Daí, o segundo disco, "Sinatra/Jobim", com Tom de novo ao violão, foi gravado em fevereiro de 1969, com outras dez canções do repertório de Tom. Em três sessões, Frank Sinatra deixou seu selo em "Se Todos Fossem Iguais a Você", "Água de Beber", "Triste", "Wave", "Samba de uma Nota Só", "Estrada Branca" e a citada "Por Causa de Você". Por estas, o LP estaria no papo.

"MY LOVE"
Mas, assim que recebeu as primeiras cópias, Sinatra implicou com suas versões de "Sabiá", "Bonita" e "Desafinado". As duas primeiras, por achar que parecia estar "se esforçando para cantar" -e Sinatra nunca poderia parecer isto. A terceira, porque, em dueto com Tom, os dois ficavam se chamando um ao outro de "my love". Sinatra mandou a Warner arquivar o disco -o que ela fez a contragosto, porque já tinha começado a distribuí-lo.
E só em 1971 ele aceitou liberar as sete faixas "boas", no lado A de um LP que se chamou "Sinatra & Company", com o lado B composto de sete faixas de outros autores, tiradas de "singles" já gravados.
Nos últimos 40 anos, muitos sonharam com um "set" completo das gravações. Em 1979, o produtor carioca Roberto Quartin, amigo de Tom, lançou um LP duplo, "Sinatra-Jobim Sessions", exclusivo da Warner brasileira. Mas, de suas 21 faixas, duas, "Drinking Again" e "Manhã de Carnaval", embora gravadas na mesma época, não continham a participação de Jobim. Em compensação, Quartin não tinha a gravação de "Desafinado".
Em 1995, a Warner soltou nos EUA uma caixa de Sinatra completo na Reprise, em 20 CDs, incluindo as três faixas rejeitadas. Mas, só agora, com "Sinatra Jobim - The Complete Reprise Recordings", as 20 gravações oficiais saem num único disco.
Ao ouvi-lo, não se percebe nenhum esforço de Sinatra para cantar "Sabiá" e "Bonita", ambas excruciantes de beleza. Quanto a ele e Tom parecerem se chamar de "my love" em "Desafinado", que besteira -os dois eram machos o suficiente para não precisar esconder a admiração, e quem sabe o amor, que sentiam um pelo outro.

THE COMPLETE REPRISE RECORDINGS
ARTISTAS Tom Jobim e Frank Sinatra
GRAVADORA Universal
QUANTO R$ 37, em média
AVALIAÇÃO ótimo


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