São Paulo, sábado, 27 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Caminhos da crítica

Vai ter reedição, em dezembro deste ano, o grande debate sobre crítica literária que o Itaú Cultural realizou em 2008. Convidados já confirmados que participavam da 14ª Jornada de Passo Fundo (RS), na última semana, conversaram sobre o tema nos intervalos do evento gaúcho. A lista de participantes reúne já mais de 20 nomes. Entre os estrangeiros, vêm ao Brasil os críticos e ensaístas Marjorie Perloff (EUA), Berthold Zilly (Alemanha), Mario Perniola (Itália), Leonor Arfuch e Josefina Ludmer (Argentina). Os escritores David Toscana (México), Gonçalo M. Tavares (Portugal) e Martín Kohan (Argentina) também estão confirmados.

"Desculpem, mas é muito complexo mesmo"
PIERRE LÉVY
arauto da cibercultura, enquanto demonstrava num telão sua web semântica para uma plateia que nada entendia, na última terça-feira, durante a 14ª Jornada de Passo Fundo. Teve repeteco na quinta, em evento no Rio de Janeiro


//O que querem as crianças
O livro não é mais a principal experiência de leitura, mas ainda é uma grande experiência de leitura: é como resume o tema Peter Hunt, um dos maiores especialistas em literatura infantil, atração em Passo Fundo.
Só é preciso, acrescenta Hunt, que as crianças adquiram o hábito de ler, o respeito pela leitura e a compreensão de que aquilo é importante.
E onde se faz hoje o que há de mais interessante no gênero? Na internet? "Acho que nos chamados 'picture books' e nos textos que aliam livro e multimídia. Mas isso deve ser porque sou mais velho."
Hunt fala hoje, às 15h, no Sesc Belenzinho (r. Padre Adelino, 1.000; tel. 0/xx/11/2076-9700; grátis), em São Paulo.

RAP
Os irmãos Chico (no piano) e Paulo Caruso eram atração na programação musical de Passo Fundo. Eles animavam o jantar com números de improviso

6,5
É a média de livros por habitante ao ano em Passo Fundo (RS). A média nacional é de 4,7 por ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (CBL, Snel, Abrelivros). O índice é de 1,3 se excluídos os livros didáticos.

Vinho... Como cortesia, os convidados em Passo Fundo receberam "Vale Vinho" para todos os dias. "Mas uma taça ou uma garrafa?"

...para todos "Sim, uma garrafa", respondiam os garçons ao interlocutor incrédulo. Preventivamente, a oferta só valia para o jantar, não para o almoço. A regra, claro, foi burlada.

Um Bukowski... Sob o foguetório dos torcedores do Internacional, um grupo de autores decidiu passear na madrugada de quinta pelas ruas de Passo Fundo.

... nos pampas Às 3h da manhã, uma moça abordou Luiz Costa Lima, conhecido pelo rigor como crítico literário, para lhe perguntar: "Já lhe disseram que se parece com Charles Bukowski?".

E você lembra... No mesmo passeio noturno, outra moça abordou Gonçalo M. Tavares para dizer que ele se parecia com Renato Russo. "Parece haver muitos fantasmas nas ruas de Passo Fundo", ponderou Lima.

Filologia... Quase unânimes, os autores em Passo Fundo elegeram Evanildo Bechara como a grande estrela dos bastidores.

..ressonante Sua conferência sobre a história da língua portuguesa, na programação realizada fora da grande tenda, ainda era lembrada três dias depois.

Havaí... Quem autografou mais? Pierre Lévy? Edney Silvestre? Ignácio de Loyola Brandão?

Nunca mais? - Diziam as "jornadetes" -as moças da organização- que o campeão em fila de autógrafos era uma das atrações musicais: o gaúcho Humberto Gessinger, que liderou a banda Engenheiros do Hawaí nos anos 1980 e 90.

Um troféu Vasco Prado é o nome do troféu que recebe qualquer um que tenha subido ao palco em Passo Fundo. O escultor brasileiro morreu em 1998.

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/paineldasletras



Texto Anterior: Ficção/Não ficção
Próximo Texto: Philip Glass traz ao Brasil nova fronteira de sua obra
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.