São Paulo, quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Herbie Hancock é tema de 2º volume

Livro-CD do pianista, da Coleção Folha, será vendido em sistema "pague 1 e leve 2" com volume de King Cole

DA REPORTAGEM LOCAL

Ele tocou com Miles Davis, flertou com o pop, fez música para dançar e dialogou generosamente com a MPB. Irrequieto e avesso a purismos, o pianista Herbie Hancock, 67, é o tema do segundo volume da Coleção Folha Clássicos do Jazz, que chega às bancas neste domingo.
O livro-CD dedicado a Hancock estará disponível junto com o primeiro volume da coleção, dedicado ao cantor e pianista Nat King Cole, no sistema "pague 1 e leve 2".
Nascido em Chicago, em 12 de abril de 1940, Herbert Jeffrey Hancock começou as aulas de piano aos sete anos, com o organista da igreja batista que sua família freqüentava. Aos 11, seu conhecimento era sólido o bastante para que tocasse, com músicos jovens da Sinfônica de Chicago, o primeiro movimento de um concerto de Mozart.
Nos anos 60, Hancock ingressou no quinteto de Miles Davis. São deste período as gravações que fazem parte do CD que estará nas bancas no domingo, no qual, não com Miles, mas com parceiros como Freddie Hubbard (trompete), Ron Carter (baixo) e Tony Williams (bateria), ele toca standards como "Cantaloup Island" (que três décadas depois causaria furor nas pistas de dança, sampleado pela banda US3).
Na trilha de "Blow-Up - Depois Daquele Beijo" (1966), de Antonioni, começou um namoro com o pop que se tornaria explícito nas décadas seguintes, em que, empunhando teclados eletrônicos, emplacou hits dançantes no estilo do funk americano, como "Chameleon" e "Future Shock". Nos anos 80, foi a vez da MPB, com Milton Nascimento, Tom Jobim, Gal Costa e Dori Caymmi, entre outros. Seu próximo álbum, "River: the Joni Letters", é dedicado a Joni Mitchell, com participações de Tina Turner e da brasileira Luciana Souza.


Texto Anterior: No VMB, atriz faz show de abertura e sobe ao palco com Fernando Meirelles
Próximo Texto: 300 pessoas vão a enterro de Marceau
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.