São Paulo, quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ailey defendia dança fundada na cultura negra

DA ENVIADA A NOVA YORK

Alvin Ailey (1931-89) foi um dos primeiros a defender uma dança fundada na cultura negra, que não fosse folclórica. Seu princípio de base era que "a dança não é o que você faz de um movimento a outro, é o que acontece com o corpo entre os movimentos".
Ailey foi aluno de Martha Graham e fez sua estréia na companhia de Lester Horton (1906-53), que dirigiu depois da morte de Horton. Passou pelos musicais e espetáculos da Broadway. Em 1958, fundou a Alvin Ailey American Dance Theater. Um dos grandes marcos de sua carreira seria o balé "Revelations" (1960), símbolo de uma orientação coreográfica centrada na expressão dos sentimentos.
Inicialmente de composição exclusivamente negra, sua companhia aos poucos se torna multirracial: Ailey reivindica para sua arte -e para cultura como um todo- um reconhecimento amplo, fora dos guetos. Sua morte prematura, com 58 anos, não apagou sua importância. Ele permanece com a imagem daquele que abriu caminho, seja através de sua escola, seja de sua companhia, sempre aberta a outros coreógrafos. Hoje, a companhia segue com a direção de Judith Jamison, bailarina musa de Ailey. (IB)


Texto Anterior: Dança: Elisa Monte explora a relação com o tempo
Próximo Texto: Música: Começam vendas para Pearl Jam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.