São Paulo, sábado, 27 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criança brasileira tem em média 12 amigos virtuais

Pesquisa divulgada pelo canal pago Nickelodeon foi realizada em dez capitais brasileiras e em outros 11 países e revela hábitos de crianças de oito a 14 anos

Levantamento aponta que 86% das crianças do país acessam a internet, 81% usam o celular e 67% visitam sites de relacionamento

DA REPORTAGEM LOCAL

Quase 90% das crianças brasileiras dos grandes centros urbanos acessam a internet três vezes por semana ou mais. Cada uma delas possui em média 12 amigos virtuais. Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada ontem pelo canal infantil pago Nickelodeon.
O levantamento, chamado Playground Digital, foi realizado em dez capitais brasileiras e em outros 11 países: Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Índia, Holanda, Suécia, Japão, Alemanha, China e México. O estudo foi organizado e coordenado pelo grupo Viacom, dono de canais de TV como MTV e Nickelodeon e do estúdio de cinema Paramount.
Foram pesquisadas 7.000 crianças de oito a 14 anos, sendo 600 brasileiras. Só participou quem tem acesso a pelo menos duas tecnologias das listadas (câmera digital, videogame, internet, MP3 player, celular e site de relacionamento). "A pesquisa independe da classe social, mas o acesso, no Brasil, acaba ficando mais com a classe AB. Quando há o acesso, a relação com a tecnologia é similar entre crianças de diferentes condições financeiras", diz a socióloga e publicitária Beatriz Mello, do departamento de pesquisa da Viacom Brasil.
No universo pesquisado, as crianças brasileiras são as que mais acessam a internet: 86% contra 70% da média. Também são as que mais usam celular (81%, sendo que 41% têm seu próprio aparelho) e está atrás só da China no ranking das que mais visitam sites de relacionamentos (67%). "A tecnologia funciona como forma de ganhar amigos e manter as amizades", afirma Mello.
Segundo ela, a pesquisa demonstra que 87% crianças checam os perfis das pessoas antes de iniciar uma relação virtual. A socióloga faz um alerta: "O problema é que as crianças dominam a tecnologia mais do que os pais. Mesmo que a criança diga que checa com quem se relaciona, é preciso que os pais rechequem para entender o que elas estão avaliando".
As crianças citaram comunidades do site Orkut. Há algumas "básicas", como "adoro chocolate", até as excêntricas, como "eu quero morar no supermercado". "Nessas comunidades, acontece o contato com a diversidade, com crianças de diferentes regiões, raças etc.", diz Mello. Cada criança tem 160 músicas no MP3 player e 850 no computador. Já CD, possui em média 36. Escutam mais música pelo computador (81%) do que pelo aparelho de som (78%) e rádio (73%).
A TV é a atividade predileta. Em seguida, DVDs, música, cinema, filmes em casa, videogame, internet, sair com amigos, tempo com a família e MSN.


Texto Anterior: Acabam os ingressos mais caros para o show do Police no Maracanã
Próximo Texto: Pai do cantor Nasi pede interdição judicial do filho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.